Cartilhas “Encantar a Política” e “Política Melhor” são lançadas na Arquidiocese de Manaus

Arquidiocese de Manaus reúne centenas de leigos e leigas para lançamento da cartilha "Encantar a Política" e o caderno "Política Melhor".

O Conselho de Leigos e Leigas, as Pastorais Sociais, a Caritas e a Cordenação de Pastoral, todos organismos da Arquidiocese de Manaus fizeram o lançamento das cartilhas Encantar a Política e Política Melhor na manhã do último sábado (09/07), no auditório do Colégio Dom Bosco, em Manaus.

O CNLB Manaus ficou responsável pelos momentos orantes e também pela animação do evento. Durante a Oração Inicial, participantes foram motivados a refletir sobre a questão da justiça e da missão. O capitulo 23 do Evangelho de Lucas iluminou a reflexão e formos convidados e convidadas a não seguir o exemplo de Pilatos e lavarmos as nossas mãos diante da injustiça.

Dom Tadeu Canavarros, bispo auxiliar de Manaus, fez uma saudação inicial junto aos participantes e reforçou a importância da Igreja na formação do povo de Deus, em especial na dimensão sociopolítica da fé e que o laicato deve ser protagonista da missão junto à política.

Também participou da organização do lançamento a Secretária Adjunta do Conselho Nacional do Laicato do Brasil (CNLB), a leiga Patrícia Cabral que lembro a importância da protagonismo e participação do povo na construção de políticas públicas. “O Encantar a Política foi criado para que comece a perceber a política a partir dos Evangelhos e como Jesus nos ensinou promover a vida e a igualdade, principalmente, aos mais necessitados”, explicou Patrícia.

A professora Conceição Silva da coordenação arquidiocesana das Pastorais Sociais e o padre Alcimar Araújo, vice-presidente da Caritas Arquidiocesana apresentaram os capítulos da Cartilha Encantar a Política. Padre Alcimar lembrou que vivemos uma crise de lideranças porque a maioria dos batizados e batizadas estão preocupados consigo mesmo e acham a liderança um fardo. Além disso lembrou que é preciso ser fiel ao Evangelho. “Temos que voltar nosso olhar a Jesus de Nazaré e o olhar deve ser de discípulas e discípulo missionário. Assim não vamos nos perder em ideologias e vamos promover a justiça e a paz”, finalizou o sacerdote.

Análise da conjuntura com o sociólogo Marcelo Seráfico, professor da Universidade Federal do Amazonas

Em seguida, o sociólogo Marcelo Seráfico, professor da Universidade Federal do Amazonas fez uma análise de conjuntura social em que vivenciamos no país. Destacou que vivemos em uma plutocracia global coordenada pelos mais ricos. Ele destacou que vivemos um ultra individualismo que nos apartam das lutas coletivas e assim fragilizam nossa democracia. Fez criticas ao Governo Bolsonaro que, segundo ele, “ameaça e sistematiza uma política de destruição nacional, tendo a mentira como uma prática política, fomentando um clima de cancelamento no país”.

Promotor de Justiça Flávio Silveira falando sobre o voto ético

Por fim, o promotor de justiça, membro do Comitê Estadual de Combate à Corrupção Eleitoral e ao Caixa 2, Flávio Silveira, fez uma reflexão sobre o voto ético e a importância de votar consciente das consequências. “É preciso que verifiquemos inúmeros aspectos dos candidatos para qualificar nosso voto. Entre esses aspectos o candidato tem que ter ficha limpa, sempre ter lutado por causas de bem estar coletivo e não produza nem espalhe fakenews”, finalizou o promotor.

——————————————-

Por: Edney Manauara*

*Edney Santos Mendonça é membro da Comissão Nacional de Comunicação do CNLB, Tesoureiro Adjunto do CNLB-Manaus e Vice-coordenador da Pastoral da Comunicação da Arquidiocese de Manaus.

plugins premium WordPress