Nesta semana, o mundo cristão celebra o Mistério central de nossa fé: a Encarnação, Vida, Paixão, Morte e Ressurreição de Jesus, o Cristo! Celebrado a cada dia, especialmente nos domingos, recebe, nesta semana, uma ênfase vivencial, litúrgica, catequética e evangelizadora.
Por Laudelino Augusto Azevedo
O que significa celebrar a Semana Santa, participar dos atos litúrgicos e das manifestações culturais e devocionais? Em toda a Liturgia, “o Povo de Deus convocado para o culto é o mesmo povo que trabalha, faz festa, sofre, espera e luta na História. ( … ) A comunidade, reunida no Espírito Santo, faz a leitura simultânea da Bíblia e da História, em clima orante, e assim consegue discernir nos acontecimentos os sinais da vida e da morte, do Reino e do anti-Reino. Deste modo, na Liturgia, a comunidade desvenda, revela, profetiza, anuncia e denuncia, adora, louva e agradece, pede perdão, implora e intercede, partilha e comunga. Liturgia cristã e História são inseparáveis. (…) Não é possível celebrar um ato litúrgico alheio ao contexto da vida real do povo, em sua dimensão pascal.” ( CNBB 43, 55 ).
Caros leitor e leitora, como ensina o texto acima, precisamos fazer a “leitura simultânea da Bíblia e da História … e discernir nos acontecimentos os sinais da vida e da morte, do Reino e do anti-Reino”. Neste momento “crucial”, no sentido da palavra, em que vivemos, precisamos distinguir o que de fato está em jogo. O “Projeto da Vida” continua a ser enfrentado pelo “projeto da morte”. As “coisas” são misturadas e precisamos saber discernir.
Podemos concluir que o objetivo da Semana Santa não é simplesmente lembrar fatos históricos, mas celebrar e assumir as consequências destes fatos em nossa vida e na História da Humanidade. “Celebrar o Mistério de Cristo é celebrar Cristo em nossa vida e a nossa vida em Cristo.” (CNBB 43, 205 ).
A Paixão de Cristo é a Paixão do Povo e a sua vitória é a vitória do Projeto da Vida: “Eu vim para que todos tenham vida e a tenham em abundância” (Jo 10, 10). É importante lembrar que “A transformação do homem e da mulher e do seu mundo é o meio seguro de glorificar a Deus que os quer à sua imagem e semelhança e participando do dom da vida com abundância.” ( CNBB 43, 66 ).
Desejamos que você, sua família e comunidade, participem ativa e conscientemente das celebrações da Semana Santa, façam o discernimento do que está acontecendo em nosso país e cresçam na fé e no compromisso com a Páscoa-libertação da Humanidade.