Assembleia do CNLB Diocese de Franca elege nova coordenação geral

Eleita nova Presidência do CNLB Diocese de Franca, no último sábado 2 de março de 2024.

Aconteceu no dia 2 de março de 2024, a Assembleia Geral Ordinária do Conselho Diocesano de Leigos e Leigas de Franca, no Centro Diocesano de Pastoral São João XXIII, anexo ao Seminário Diocesano Nossa Senhora do Patrocínio, município de Franca/SP.

Dom Paulo Roberto Beloto, Bispo da Diocese de Franca e do Padre Flávio Augusto Cícero, coordenador diocesano pastoral se fizeram presentes na Assembleia e acolheram os participantes. Também, estava presente o Diácono Leomar Rodrigues Caetano.

A Oração Inicial começou com entronização da música “O Profeta”, a Oração do Divino Espírito Santo e a Oração Jubilar dos 50 Anos do CNLB. Posteriormente, houve a reflexão bíblica Jr 20,7-9, com a leitura feita pelo cristão leigo Carlos Francisco de Oliveira. Na condução da programação da assembleia, o presidente, cristão leigo Jorge Luís Martins, pediu a participação de todos com a partilha da reflexão bíblica.

Foi feita uma explanação sobre a estrutura do Conselho Nacional do Laicato do Brasil (CNLB) com o secretário geral, o cristão leigo Lúcio Rangel Ortiz que falou a respeito da Ampliada Nacional. No caso da Diocese de Franca, pertencente ao sub-regional RP 1 da Arquidiocese de Ribeirão Preto.

Foram explicadas as funções dos serviços na Coordenação Geral do Conselho do Laicato que se distribuem em Presidente, Vice-Presidente, Secretário Geral, Secretário Adjunto, Tesoureiro Geral, Tesoureiro Adjunto, bem como foram explicados sobre as atribuições do Conselho Fiscal, Conselho Econômico, Comissão da Formação, Comissão de Comunicação, Comissão da Juventude, Comissão Justiça e Paz e Comissão Fé e Política, a fim de convidar todos os leigos e leigas presentes participarem das comissões e conselhos.

Nova presidência do CNLB Diocese de Franca

Depois foi apresentada a prestação de contas da Coordenação Geral no biênio 2022/2024 . Em seguida, foi momento de apresentaras candidaturas, indicações e, por conseguinte, a eleição, a nomeação e a posse da nova Coordenação Geral para o Biênio 2024/2026, que ficou assim constituída:

  • Presidente: José Geraldo Duarte
  • Vice-Presidente: Dalva Rodrigues Vaz Martins
  • Secretário Geral: Lúcio Rangel Alves Ortiz
  • Secretário Adjunto: Milton da Silva
  • Tesoureiro: Jorge Luís Martins
  • Tesoureiro Adjunto: José Roberto da Silva

As comissões ficaram definidas com os cristão leigos e leigas da seguinte forma:

  • 1) Comissão de Formação – Lúcio Rangel Ortiz e Carlos Francisco de Oliveira;
  • 2) Comissão de Comunicação – Dalva Martins e Luiz Henrique Lima dos Santos;
  • 3) Comissão da Juventude – José Roberto da Silva e Nelton Rodrigues;
  • 4) Comissão de Fé e Política – José Geraldo Duarte, Milton da Silva, João Donizete Peres e Darcílio Eurípedes de Freitas;
  • 5) Comissão Justiça e Paz: Jorge Luís Martins.

Foi decidido que as reuniões da coordenação geral aberta aos demais leigos e leigas serão sempre no último sábado de cada mês, às 14h, em forma de rodízio, nas seguintes paróquias: Santa Rita, São João Batista, Santa Terezinha, Sagrado Coração de Jesus, Sagrada Família, São Vicente, N. Sra. da Rosa Mística, São Benedito e Catedral N. Sra. da Conceição.

Com a fé em Deus na caminhada, com Jesus nosso irmão, com o Espírito Santo iluminando e com Maria, Nossa Senhora Mãe intercessora, os trabalhos e os projetos do Conselho de Leigos alcancem os resultados da missão laical diocesana.

Texto e fotos: Célia Soares de Sousa

Revisão: Edney Manauara

plugins premium WordPress