CNLB se prepara para a sua 40ª Assembleia Nacional que acontecerá em São Luís do Maranhão

Mais um passo é dado rumo ao 40ª Assembleia Nacional do Laicato do Brasil que acontece em São Luís do Maranhão no feriado de Corpus Christi em Junho de 2022. Após um processo de criação e escolha do cartaz oficial da AGO do CNLB de 2022, com a participação de cinco propostas feitas por jovens artistas do Regional Nordeste V, enfim a obra que dá rosto ao Encontro é apresentada para todo Brasil.

O responsável pelo desenho é o jovem  Hugo Yasser Santos Freitas, tem 30 anos pertencente a Diocese de Imperatriz. Participante na paróquia do Menino Jesus, cristãos leigo atuante como catequista, ministro da palavra e da eucaristia, abordou alguns elementos da cultura local para contemplar a diversidade de significados presentes no tema e na iluminação do Encontro, somados a história do Maranhão e de seus vizinhos.

Para a presidente do CNLB no Regional Nordeste 5 Maria José, o lançamento do cartaz representa um passo importante na preparação para AGO Ela ressaltou que a arte ajudará os cristãos Leigos E Leigas do Brasil a rezar a Mística da atividade e a se inteirar dos passos metodológicos que lembra a passagem bíblica da assembleia “O caminho é esse, e é por aqui que vocês devem ir!”(Is 30,21). “Dos diversos detalhes do Cartaz da AGO destaco o significado histórico e cultural, o qual deixará um legado e irá marcar as vivências durante o Encontro no chão sagrado do Maranhão, completou.

Mistagogia do Cartaz.

O cartaz é um convite à reflexão do tema da 40° AGO-CNLB: a centralidade das periferias e marginalidades, geográficas e existências, como condição para o seguimento de Jesus.

O desenho mostra uma marcha de cristãos, inserida na periferia de uma grande cidade. Assim como na Igreja, os cristãos leigos e leigas são a maioria, e no meio deles, estão os ministros ordenados e os religiosos/as, formando a multidão o Povo de Deus.

A Palavra de Deus está na frente do povo, animando e iluminando a caminhada rumo às periferias. Com violões e canções, a caminhada é feliz, porque Jesus caminha com eles, e todos reconhecem a presença do Senhor na vida dos que estão às margens (Mt 25,31-46). Na parte superior pode-se notar um tom claro, lembrando uma aurora. É o sol da justiça que brilhará sobre todos e todas, se fizermos, cada um e cada uma, a sua parte como sinais e artífices do Reino, chamado também de Civilização do Amor, refirma a identidade visual, Márcio Oliveira, Secretário Nacional do Conselho Nacional do Laicato do Brasil.

plugins premium WordPress