39ª Assembleia do Comina

CNLB participa da 39ª Assembleia do Comina

Ampliar e dinamizar o Programa Missionário Nacional foi objetivo da 39ª Assembleia do Comina, entre os dias 15 e 17 de março em Brasília/DF.

Entre os dias 15 e 17 de março, ocorreu a edição de número 39 da Assembleia do Conselho Missionário Nacional (Comina) e, Sônia Gomes, presidente do Conselho Nacional do Laicato do Brasil se fez presente. A atividade aconteceu na sede das Pontifícias Obras Missionárias (POM), em Brasília/DF.

Participaram da atividades bispos referenciais da Ação Missionária, Coordenadores dos Conselhos Missionários Regionais (Comires) e representantes de Organismos Missionários que fazem parte do Comina. O presidente da Comissão Episcopal para Ação Missionária e Cooperação Intereclesial da CNBB fez a abertura oficial da Assembleia e lembrou do seu objetivo: “Ampliar e dinamizar o ver, o iluminar e o agir do Programa Missionário Nacional; Apresentar algumas diretrizes gerais para vida missionária da Igreja do Brasil; e produzir diretrizes específicas a partir de cada prioridade do Programa Missionário Nacional”.

Participantes da 39ª Assembleia do Comina
Participantes da 39ª Assembleia do Comina

Ver-Iluminar-Agir da 39ª Assembleia do Comina

Padre Jânio de Sá, subsecretário da CNBB e membro do Instituto Nacional Pastoral Padre Alberto Antoniazzi (Inapaz) fez uma análise de conjuntura eclesial para ajudar a aprofundar e atualizar o Plano Missionário Nacional (PMN). O presbítero alertou durante sua exposição que “A religião não desapareceu das sociedades contemporâneas, mas passou para um outro lugar sociocultural”. Segundo o estudo do INAPAZ, “a capacidade do catolicismo brasileiro de ajudar a plasmar valores para o conjunto da vida, já não possui o mesmo fôlego que teve em outras épocas”.

Em seguida, para iluminar o caminho, foi a vez de padre Tiago Camargo, assessorar a reflexão, dando destaque para a origem da missão na Trindade, a natureza missionária da Igreja e espiritualidade do seguimento de Jesus Cristo. Concluindo essa etapa, a Irmã Regina da Costa Pedro retomou as contribuições do 5º Congresso Missionário Nacional realizado em novembro de 2023. “O 5º CMN não foi apenas um congresso, mas foi mais um passo no caminho de conversão missionária da Igreja no Brasil”, afirmou a religiosa.

Na etapa do agir, os participantes aprofundaram o que consta no documento, com a assessoria do padre Antonio Niemiec, coordenador pedagógico do Centro Cultural Missionário (CCM). Ele reforçou as quatro prioridades do PMN e lembrou que não são tão conhecidas. “Corremos o risco de produzir novos documentos que não cheguem às bases. Por isso é tão importante prever estratégias para garantir o acesso a esses materiais”, alertou.

Campanha Missionária 2024

As POM deram início à sua tão aguardada Campanha Missionária deste ano, atividade que tem o objetivo de fortalecer os laços de solidariedade e promover a animação missionária.

Para inspirar as atividades da Campanha Missionária, foi lançada a arte oficial que vai animar o mês missionário em toda a Igreja no Brasil e que terá o lema “Ide, convidai a todos para o banquete”, frase inspirada no texto de Mt 22,9 e escolhida pelo Papa Francisco. O tema será “Com a força do Espírito, testemunhas de Cristo”, nos fazendo permanecer em comunhão com a Igreja da América que se prepara para viver o 6º Congresso Missionário Americano, o CAM6, em novembro deste ano, em Porto Rico.

Com informações de: Sônia Gomes e CNBB

Fotos: Acervo POM

plugins premium WordPress