Reunião do GR da Plataforma dos Movimentos Sociais

CNLB participa do Grupo de Referência da Plataforma dos Movimentos Sociais

Nos dias 22 e 23 de março, aconteceu a reunião presencial do Grupo de Referência (GR)da Plataforma dos Movimentos Sociais por outro Sistema Político.

Nos dias 22 e 23 de março, aconteceu a reunião presencial do Grupo de Referência (GR) da Plataforma dos Movimentos Sociais por outro Sistema Político. A atividade ocorreu em Brasília/DF, no Instituto São Boaventura.

No primeiro momento da atividade foi feita uma análise de conjuntura que contemplou os desafios para a democratização da comunicação, a situação política da América Latina e análise dos limites e desafios do sistema eleitoral, considerando as eleições de 2018 e 2020. O Grupo analisou ainda a política de participação social do governo Lula.

O GR refletiu sobre as estratégias da Plataforma para 2024 e deliberou sobre as solicitações de adesão de novas organizações. A reunião foi produtiva e um excelente momento de reencontro e de partilha.

A Plataforma dos Movimentos Sociais

Ao todo são mais de 140 organizações que compõem a Plataforma, que nasceu com objetivo de apresentar propostas para a Reforma Política. O CNLB faz parte do GR, com a participação por meio de sua Comissão Nacional de Fé e Política, na pessoa da sua coordenadora, Fátima Aparecida Ferre.

“Ao longo dos anos, sem perder o objetivo primeiro, a Plataforma passou a construiu outras pautas de urgência e emergência, como a defesa da Democracia, a participação das mulheres, negros e negras, indígenas, LGBTQA+, entre outras comunidades nos espaços de governos. Uma grande ciranda de aprendizado”, lembrou Fátima Ferre, enfatizando também a participação nos Conselhos de Direitos e espaços de participação popular.

Com informações de Fátima Ferre

Revisão: Edney Manauara

plugins premium WordPress