Assembleia CNBB

CNLB se faz presente na Assembleia da CNBB

CNLB se faz presente na 61ª Assembleia Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), por meio de sua presidente Sônia Gomes.

Por Márcio Oliveira, Secretário Geral do CNLB

Entre os dias 10 e 19/04 acontece em Aparecida/SP, junto ao Santuário Nacional de Nossa Senhora da Conceição Aparecida, a 61ª Assembleia Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (AG-CNBB), Organismo de comunhão próprio do episcopado no Brasil.

Participam da AG-CNBB os cardeais, arcebispos, bispos diocesanos, auxiliares e coadjutores, além dos bispos eméritos, administradores diocesanos e diversos representantes da ação pastoral da Igreja, como participantes não delegados.

Organismos do Povo de Deus em comunhão com a Assembleia da CNBB

Entre os convidados, destacamos a presença dos Presidentes dos Organismos do Povo de Deus, representando assim todas as condições de vida possíveis na Igreja. Os 06 Organismos do Povo de Deus (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil – CNBB, Conferência dos Religiosos do Brasil – CRB, Comissão Nacional de Presbíteros – CNP; Comissão Nacional de Diáconos – CND, Conferência Nacional dos Institutos Seculares do Brasil – CNISB e Conselho Nacional do Laicato do Brasil – CNLB) são grande indicador de Sinodalidade na Igreja no Brasil, cada qual articulando os diversos sujeitos eclesiais, com suas vocações, serviços e ministérios específicos.

A presença dos Presidentes dos Organismos do Povo de Deus vai além de mera formalidade, pois imprime um caráter sinodal na Assembleia da Conferência Episcopal e emite um sinal claro para a Igreja no Brasil: “A missão evangelizadora da Igreja é realizada por todo o povo de Deus, com sua variedade de vocações e ministérios […] que se harmonizam, sem confundir-se, na realização da tarefa comum” (CNBB, Doc. 62, n. 62).

Além disso, a participação de Sonia Gomes, Presidente do Conselho Nacional do Laicato do Brasil, se insere num movimento privilegiado para a presença das mulheres nos diversos espaços de direção da Igreja, sua presença como delegada no Sínodo sobre Sinodalidade é um indicativo desse avanço que o Pontificado de Francisco vem oportunizando.

plugins premium WordPress