Colegiado Deliberativo do CNLB

Colegiado Deliberativo do CNLB reflete prioridades para 2024

De 23 a 25 de fevereiro, os membros do Colegiado Deliberativo do CNLB se reuniram em Brasília para apontar caminhos para 2024.

O Conselho Nacional do Laicato do Brasil (CNLB) reuniu, no último final de semana, de 23 a 25 de fevereiro, os membros do Colegiado Deliberativo. A atividade aconteceu no Centro Cultural de Brasília – CCB.

A presidência do Organismo, representantes dos CNLBs Regionais e das Organizações filiadas e convidados participaram da atividade que reuniu 47 pessoas, dentre elas, o presidente da Comissão Episcopal para o Laicato da CNBB, Dom Giovane Pereira de Melo que também é bispo de Araguaína (TO).

O objetivo foi apresentar e refletir sobre as prioridades do CNLB para o ano de 2024. Entre elas:

  • O Sínodo da Sinodalidade;
  • Jubileu da Esperança;
  • Encantar a Política;
  • 42ª Assembleia Geral Ordinária;
  • Rede de Multiplicadores do Laicato;
  • Mapeamento dos CNLBs Diocesanos – Organização e Finanças.

Núncio Apostólico visita Colegiado Deliberativo

Na tarde do sábado (24/02), o colegiado deliberativo acolheu a presença do Núncio Apostólico no Brasil, Dom Giambattista Diquattro, que ao se dirigir ao laicato, afirmou que o Conselho de leigos no Brasil é de extrema importância para estimular a organização, a participação e o protagonismo dos fiéis leigos na Igreja e na sociedade. “É próprio dos leigos viver a sua missão no mundo da cultura, da educação, da economia, da política, inseridos na sociedade e dando testemunho da fé cristã. Assim como, na organização laical no seio da Igreja, estimulando os grupos, as pastorais, os movimentos a se articularem e serem uma presença atuante na Igreja”, disse o representante do Vaticano aos presentes.

Dom Giambattista Diquattro no Colegiado Deliberativo do CNLB
Dom Giambattista Diquattro com a Presidência do CNLB

Colegiado Deliberativo aponta fortalecimento da organização do CNLB

Sônia Gomes, presidente do CNLB, afirmou a importância da reunião e a sua finalidade de esclarecer e incentivar a organização do laicato “O colegiado é um encontro muito fraterno, agradável e de esclarecimento sobre a dignidade, a missão e a vocação dos cristãos leigos e leigas, na Igreja e na sociedade. Foi um momento de diálogo entre irmãs e irmãos, na linha da sinodalidade e da construção das relações dignas do laicato”, disse a presidente.

Colegiado Deliberativo do CNLB reflete prioridades para 2024 - Sônia Gomes dialogando no encontro com o Núncio Apostólico.
Sônia Gomes em diálogo com o Núncio Apostólico, no Colegiado Deliberativo do CNLB

Dom Giovane, avaliou a reunião como muito positiva. “Tanto nós, bispos, quanto os leigos que participaram da reunião saíram muito animados e motivados para a formação e fortalecimento desse Conselho, a fim de que os leigos tenham uma atuação cada vez mais concreta e participativa nas dioceses”, afirmou o bispo.

Dom Giovani refletindo sobre o Jubileu da Esperança, no Colegiado Deliberativo do CNLB
Dom Giovane refletindo sobre o Jubileu da Esperança, no Colegiado Deliberativo do CNLB

CNLBs Diocesanos

A partir da reunião, a presidência do CNLB colocou-se à disposição das dioceses para auxiliar no processo de acompanhamento dos CNLBs nos regionais. “Estamos disponíveis para ajudar a reelaborar os estatutos, os regimentos, organizar a eleição de diretoria, da parte financeira e orçamentária”, explicou os membros da presidência.

42ª AGO

Ainda, na tarde de sábado (24/02), no Colegiado Deliberativo foi lançado o cartaz da 42ª Assembleia Geral Ordinária (AGO) que acontecerá, na cidade de Manaus, com a acolhida feita pelo CNLB Norte 1 que organiza o laicato em 9 dioceses e prelazias do Amazonas e Roraima.


A arte da 42ª AGO é obra do artista plástico, compositor e cantor, o cristão leigo Manoel Nerys de Almeida, da Paróquia Nossa Senhora de Nazaré, município de Manacapuru, Diocese de Coari.

A Assembleia será de 30 de maio a 2 de junho de 2024, na Casa Maria de Loreto, na AM -10 Km 26.

Revisão: Edney Manauara Fotos: Leonardo Moura

plugins premium WordPress