Comissão para o Laicato de Olinda e Recife/PE realizam Retiro de Líderes

Retiro de líderes do laicato na Arquidiocese de Olinda e Recife aconteceu no último dia 6 de março.

No dia 6 de Março de 2024, no Palácio dos Manguinhos da Cúria Metropolitana da Arquidiocese de Olinda e Recife, a Comissão Arquidiocesana Pastoral para o Laicato (CAP Laicato AOR) realizou o Retiro de Líderes | 2024 onde teve a presença dos Líderes dos Movimentos Eclesiais ligados a Arquidiocese, como os presidentes das Comissões Vicariais Pastorais para o Laicato, com uma presença cativa da maior parte dos Vicariatos da Arquidiocese. Numa totalidade de 50 inscritos.

Pe. Charles Araújo, Coord. da CAP AOR

Com o tema: Sinodalidade: Fraternidade e Amizade social, os palestrantes Adelson Sobral, Presidente da Comissão Arquidiocesana Pastoral de Animação Bíblica e Harriet Farias, Assessora de Formação da CAP Laicato AOR; meditaram sobre a essência da Sinodalidade nos braços da Fratelli Tutti abordada na Campanha da Fraternidade 2024: Fraternidade e Amizade Social. De forma linear ambos abordaram a perspectiva do trabalhar em conjunto, unidade e fraternidade de forma igualitária sem estereótipos, mas valorizando cada carisma e forma de evangelização de cada movimento.

Houve a apresentação do núcleo da CAP Laicato AOR: Presidente Graça Amorim, 1ª Secretária Mauriceia Silva, 2ª Secretaria Isabel Ribeiro, Assessoria de Comunicação Alex Cabral, Assessoria de Juventude Paulo Araujo, Assessoria Eclesial Diacono Carlos Menezes. Como também adentra ao núcleo a Assessoria de Fé e Política Juliana Santos e Assessoria de Formação Harriet Farias.

Trecho bíblico usado como ênfase no Retiro de Líderes: I Cor 12, 4-7
Graça Amorim – Presidente da CAP Laicato AOR

Os momentos de refeição foram planejados como momentos de partilha e interação aos participantes remetendo ao projeto formativo do “Cafezinho com o Laicato” onde cada um pode conhecer mais as realidades tanto dos movimentos como dos vicariatos. O encerramento deste marco para comissão foi com a Celebração da Palavra presidida pelo Diac. Carlos Menezes, Assessor Eclesial da CAP Laicato AOR, onde o verdadeiro sentido foi estar em torno da mesa, onde cada vela acesa em torno do altar foi
representando cada vicariato e movimento, se fazendo presente na comunhão e em comunhão
com Jesus Sacramentado.

Momento Mariano com o Movimento da Legião de Maria e Movimento Apostólico de Schoenstatt
Celebração da Palavra com presidência do Diác. Carlos Menezes, Assessoria Eclesial da CAP Laicato AOR

Texto: Alex Cabral – Assessoria de Comunicação
CAP Laicato – Arquidiocese de Olinda e Recife – CNLB | Regional Nordeste 2
Fotos: Paulo Araújo – Assessoria de Juventude
CAP Laicato – Arquidiocese de Olinda e Recife – CNLB | Regional Nordeste 2

A Presidência Arquidiocesana e Vicarial junto aos Lideres dos Movimentos Eclesiais ligados a Arquidiocese de Olinda e Recife – 2024
plugins premium WordPress