CONHECENDO MELHOR AS ORGANIZAÇÕES FILIADAS: EQUIPES DE NOSSA SENHORA

Movimento de espiritualidade conjugal católico, leigo e constituído por casais que buscam no sacramento do matrimônio um ideal de vivência cristã. Por conhecermos as fraquezas, dificuldades e a insuficiência de nossos esforços isolados nos reunimos em Equipes sob a proteção de Nossa Senhora

Quem somos

 Somos um movimento de espiritualidade conjugal católico, leigo e constituído por casais que buscam no sacramento do matrimônio um ideal de vivência cristã. Por conhecermos as fraquezas, dificuldades e a insuficiência de nossos esforços isolados nos reunimos em Equipes sob a proteção de Nossa Senhora e através de pontos concretos de esforço procuramos progredir, como casal, família, no amor de Deus e do próximo. Uma equipe não pode viver isolada. O Movimento das Equipes de Nossa Senhora possui uma organização destinada a coordenar, animar, apoiar, servir e manter a sua unidade. Essa unidade é constituída e formada pelo desejo de progredir juntos na fidelidade ao espírito e aos seus métodos.

Organização Internacional 

 Equipe Responsável Internacional é a instância de responsabilidade geral do Movimento. A ERI, que trabalha em colegialidade é composta de cinco ou seis casais e de um Sacerdote Conselheiro Espiritual disponível para o Movimento. Essa formação é composta por casais de diferentes países, é um engajamento pessoal e não como representantes de seu país de origem. Seu tempo de exercício é de 6 anos. A ERI assume em colegiado, a responsabilidade do Movimento no mundo e exerce esse serviço em união estreita com os casais super-regionais. Tal tarefa é a de animar o Movimento no mundo todo, manter o Movimento ligado à Igreja universal, zelar pela fidelidade à instituição fundadora, exercer e garantir a unidade do Movimento, além da expansão em nível mundial.

Super-Região

 A Super-Região agrupa as regiões de um país ou as regiões de países vizinhos. A experiência tem mostrado que 200 equipes constituem uma boa base para permitir o funcionamento de uma Super-Região. O Casal Responsável da Super-Região é o nome dado ao casal que assume essa responsabilidade. Ele convida outros casais, que no caso do Brasil é composto pelos Casais Responsáveis de Província, um Casal Tesoureiro/ Secretário, Casal Responsável pela Carta Mensal e um Casal de Comunicação, Casal Responsável pela Intercessão e um Casal Responsável pela Causa de Canonização do Pe. Henri Caffarel, além do Sacerdote Conselheiro Espiritual que juntos formam a Equipe de Super-Região. Tendo como principal missão a responsabilidade de transmitir às equipes as grandes orientações do Movimento, de zelar pelo cumprimento de sua pedagogia e métodos, de manter viva Mística e o Carisma Fundador, de manter a unidade do Movimento e a formação de quadros e dos equipistas. O Casal de Super-Região exerce essa função por cinco anos.

Província

Uma Província engloba algumas ou várias Regiões. No Brasil as Regiões foram agrupadas em oito Províncias, cada uma sob a responsabilidade de um casal denominado Casal Responsável de Província que também possui uma equipe de trabalho que é constituída pelos Casais Responsáveis de Região além do Sacerdote Conselheiro Espiritual. O Casal Responsável de Província é escolhido depois de um discernimento dentro da Equipe da Província para exercer o serviço durante cinco anos.

Região

A Região agrupa vários Setores quase sempre vizinhos, com o objetivo de ajuda mútua. É um lugar de comunicação e de comunhão entre os casais responsáveis de Setor, os membros das equipes de Setor e outros casais que assumem um serviço. O Casal Responsável de Região é escolhido depois de um discernimento dentro da Equipe da Região para exercer o serviço durante quatro anos. Com a ajuda de uma equipe e de um Sacerdote Conselheiro Espiritual ele responde a um objetivo comum de animação, ligação, formação, difusão, reflexão, discernimento e de construção da unidade entre as equipes da sua área.

Setor

O Setor é uma comunidade de equipes que querem caminhar juntas e se ajudar mutuamente nesse caminho. Elas formam uma unidade geográfica de cinco a vinte equipes. O Casal Responsável de Setor é escolhido depois de um discernimento dentro da Equipe do Setor para exercer o serviço durante três anos e é ajudado por “uma Equipe de Setor”, constituída pelos Casais Ligação, Casais Pilotos, Casais Coordenadores de Experiência Comunitária e outros mais que forem necessários para a vida do Setor. O Casal Responsável de Setor é acompanhado por um Sacerdote Conselheiro Espiritual. O tempo de serviço do casal Responsável de Setor é de três anos. A animação espiritual das equipes, a ligação entre elas, a formação, a organização de atividades e a difusão do Movimento são as suas principais funções.

Equipe

Uma equipe é constituída por cinco a sete casais e assistida por um Conselheiro Espiritual. Os membros de uma equipe são cristãos unidos pelo Sacramento do Matrimônio validado aos olhos da Igreja Católica que exprimem sua vontade de pertencer ao Movimento; aceitam tomar parte na vida comunitária da equipe e do Movimento; comprometem-se a ser fiéis a Mística e as Carisma Fundador; a colocar em prática os métodos das Equipes de Nossa Senhora; respeitam a liberdade de consciência dos outros equipistas e as suas diferenças humanas e sociais; procuram viver na fidelidade ao Papa, seguindo a doutrina da Igreja. 

EQUIPES DE NOSSA SENHORA–ENS

TATIANA RAQUEL SELBMANN COIMBRA e
RUBENS RICARDO BRITO COIMBRA

mail: comunicacao@ens.org.brselbmantat@gmail.com

plugins premium WordPress