Cristãos Leigos e Leigas de Teofilo Otoni Realizam sua VI Assembleia

Aconteceu nos dias 21 e 22 de Setembro a VI Assembleia do Conselho Diocesana de Leigos e Leigas da Diocese de Teofilo Otoni – CODILE, na Casa de Oração em Teofilo Otoni.

O Encontro teve a presença de quase 100% das paroquias, além de grupos, pastorais e movimentos organizados na diocese. Estiveram presentes mais de 110 pessoas, sem contar as pessoas envolvidas para que o evento pudesse acontecer.

Estes dias, foram marcados, de muita mística, oração, celebração, confraternização, análise de conjuntura, estudos, discussões e várias propostas de ações para o laicato diocesano. Muitas das discussões que fizemos já poderão contribuir com o Plano Diocesano de Pastoral que será construído no próximo ano em nossa Diocese na Celebração de Jubileu de 60 anos da criação da Diocese em agosto de 2020. Foram momentos ricos de aprofundamento da nossa vocação laical, da nossa identidade, missão e espiritualidade.

Estiveram presentes conosco nosso Bispo Diocesano Dom Messias, que ajudou muito para a realização do nosso evento, onde em uma de suas intervenções chegou a afirmar que temos um laicato Diocesano vivo e atuante.

Agradecemos a todos os nossos Padres, mas em especial aos Padres Núbio, Coordenador Diocesano de Pastoral; Padre Erivelto, Referencial para o Laicato e representante dos Presbíteros; Padre Geraldo Divino, Vigário Geral; Padre Celestino e Padre Ageney. Estes estiveram presentes conosco. Somos agradecidos a todos!

O tema da assembleia foi “Cristãos Leigos e Leigas na Igreja e na Sociedade: Um novo Olhar e um novo Agir”, juntamente com a inspiração bíblica “Eu vi, ouvi e Desci” Ex 3, 7-8, que foi coordenado por Leci Conceição, atual presidente do CNLB – Regional Leste II, que com muita clareza trouxe pontos importantes para a atuação do cristão leigos e Leiga. Quais são os gritos que estamos ouvindo e vendo? Onde precisamos descer para libertar? Tudo isto voltado para a nossa realidade diocesana.

Ainda no Sábado, concluímos nosso dia de trabalho, conhecendo um pouco mais sobre o Sínodo para Amazônia. Iremos, em nome do Laicato Diocesano, apresentar uma moção de apoio ao Papa Francisco e a realização do Sínodo. ”#EUAPOIOOPAPA” ”#EUAPOIOOSINODO”

No domingo, realizamos as oficinas temáticas onde tivemos a oportunidade de estudar apresentar propostas de atuação dentro dos seguintes eixos: desafio da vocação laical, direitos humanos, direito a cidade, agroecologia, políticas públicas e juventude. Quanta riqueza nas discussões e quantas propostas de ações para serem concretizadas em nossas mais variadas realidades.

Concluímos com uma motivadora celebração de envio, que nos inspirou a voltar para nossas casas, animados e revigorados, na certeza que precisamos ter um novo olhar e um novo agir a partir do olhar de Jesus, que e o mestre que alimenta e norteia nossa espiritualidade. Ele que sempre teve um olhar e atitudes libertadoras por onde passava. Sempre se posicionado do lado do mais fracos e marginalizados!

E se nesta missão ainda ficarmos na dúvida!? Na dúvida, fiquemos do lado dos pobres!E tempo de Esperançar! Tempo de Semear!

plugins premium WordPress