Cristãos leigos e leigas – Gente da Esperança- 39ª. AGO

A abertura da 39ª. Assembleia Geral e ordinária do CNLB – 39ª. AGO, foi iluminada pela Palavra de Deus.

Por: Celia Soares de Sousa

Com uma belíssima Celebração da Vida preparada pelo Regional Noroeste, a equipe conduziu todas e todos participantes desta Assembleia ao ponto forte da nossa fé, para sermos discípulos missionários de Jesus Cristo e que n’Ele todas as pessoas tenham vida, e vida digna e feliz.

A Celebração da Vida teve excelente participação, também pelos canais digitais do Organismo, e contribuiu para transbordar a comunhão com o laicato de todo o Brasil.

Daniel Seidel,membro da Comissão Nacional Fé e Política do CNLB,naRecordação da vida, lembrou que as causas mais urgentes em nosso país são o Pacto pelo Vida e pelo Brasil; vacina já e para todas e todos; investigar a responsabilidade pelas mais de 465 mil vidas perdidas; que o Governo priorize verbas para a Educação, para a Agricultura familiar e para empresas que não utilizam agrotóxicos.

O cristão leigo, Daniel, reivindica “que a nossa profecia gere vida!

Encerrada a Celebração da Vida, a presidente do Organismo, Sonia Gomes, acolheu delegados e convidados da Assembleia (pela plataforma Meet), e agradeceu o empenho das Comissões do CNLB, sobretudo a dedicação para a preparação e realização da 39ª. AGO.Conforme previsto, houve a votação e foi aprovada, por maioria absoluta, o Regimento e a Pauta.

Sonia enfatiza que somos chamados a ser cristãos leigos e leigas coerentes, e que a possibilidade do encontro virtual nos ajude a rezar, sem deixar a poesia, a arte e o lúdico que contribuem para ampliar nosso olhar para a vida.

O bispo referencial para o laicato, Dom Giovane Pereira de Melo, bispo de Tocantinopolis-TO – bispo referencial para o Laicato na CNBB, ao cumprimentar as e os participantes da Assembleia citou uma fala da cristã leiga e teóloga Maria Clara Bingemer, em um encontro para os bispos do Brasil: “ É necessário abrirmos espaços para a beleza, para superar a dor e o sofrimento”. Para Dom Giovane é momento de solidariedade e de esperança.

Ele enfatizou que precisamos abrir espaços para a juventude. Para ele o CNLB é chamado a viver a “Mística de dar lugar a quem vem chegando. Dar espaço para a juventude com leveza e ternura”. Encerrou sua saudação com a música Sementes do Amanhã. Para ele é preciso ter fé em Deus, e no Projeto anunciado e testemunhado por Jesus Cristo, fé na vida e fé na gente. Pois, somos gente da esperança!

Neste dia em que celebramos a Festa do Corpo e Sangue de Cristo, os cristãos leigos e leigas reforçam seu compromisso de batizados, para serem “sal da terra e luz do mundo”. A Eucaristia,Pão do céu ensina a partilhar também o “pão da terra”, neste sentido, a cristã leiga e presidente Sonia, convidou toda a Assembleia para encerrar o dia com o canto: Pão em todas as mesas, da Páscoa nova a certeza. A Festa haverá, e o povo a cantar, Aleluia!.

plugins premium WordPress