Dia de São Medardo

São Medardo é considerado protetor das tempestades, dos trabalhadores do campo e daqueles que sofrem dores de dentes e enxaquecas.

Dia de São Medardo é celebrado em 8 de junho.

Medardo nasceu em Salency, no norte da França filho de um rico comerciante. Foi ordenado sacerdote e mais tarde indicado para ser bispo de Vermand em 531. Indicado também para a diocese de Tournai, as uniu em uma só. No seu tempo eram comum as invasões de sarracenos e assim, ele preferiu transferir a sede para a cidade de Noyon.

De origem rural, Medardo foi crescendo com base na generosidade e piedade, preferindo sempre ter a companhia e dedicar sua atenção aos pobres e aos mais sofridos.

Várias lendas circulam a seu respeito. Uma delas diz que durante uma tempestade, Medardo foi protegido por uma águia e assim pôde escapar da chuva. Por isso, é considerado protetor daqueles que são pegos pelo mal tempo.

Também escolhia, todos os anos, entre as jovens do povoado, aquela que se distinguia na sua piedade a Virgem Maria. Desse modo, Medardo lhe punha uma coroa de flores na cabeça e concedia uma quantia de dinheiro para ser usada nos estudos ou como dote.

Igualmente, são Medardo foi o responsável por fazer freira a rainha e santa Radegunda (520-587), que havia fugido do esposo, o rei Clotário (498-561). Este, após a morte do santo, e arrependeu de seus crimes e mandou construir uma igreja para abrigar o túmulo do santo que hoje é a basílica de São Medardo, na cidade de Soissons.

Faleceu no ano de 560 e é tido um dos santos mais populares da França.

São Medardo é considerado protetor das tempestades, dos trabalhadores do campo e daqueles que sofrem dores de dentes enxaquecas.

Oração a São Medardo

Senhor, que fortalecestes São Medardo com o vosso Espírito de verdade e de amor para apascentarem o vosso povo, concedei a quantos celebram a sua festa, a graça de crescerem na santidade, imitando o seu exemplo, e de receberem o auxílio da sua intercessão. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. Amém”.

plugins premium WordPress