Diocese de Teófilo Otoni realiza abertura da 6º Semana Social Brasil

Aconteceu no último Sábado dia 08/08/2020 as 15 h uma Live transmitida pelas Redes Sociais da Diocese da abertura da 6º Semana Social Brasileira na Diocese de Teófilo Otoni.

O evento teve a participação do Bispo Dom Messias e do Professor Robson Savio do Núcleo de Estudos Sócio Políticos da PUC MG. O tema foi uma Análise de Conjuntura. Um olhar da realidade social, política, econômica e eclesial.

Foi um momento de extrema importância, com a participação de diversas lideranças das paroquias e comunidades da Diocese bem como lideranças de outras Dioceses: Gov. Valadares, Guanhães, São Mateus-ES, Pouso Alegre, Juiz de Fora, Brasília e outros. Momento importante, tendo em vista que olhar para a realidade deve motivar a transformar a mesma, sendo fermento, sal e luz, mesmo em tempos de pandemia.

Na Diocese de Teófilo Otoni a 6º Semana Social Brasileira, está sendo organizada pelo Conselho Diocesano de Leigos e Leigas, Pastorais Sociais, CEBS, Caritas Diocesana, várias pastorais e alguns cristãos leigos e leigas ligados aos movimentos sociais.

O tema da 6ª Semana Social Brasileira (2020-2022), Mutirão pela vida: Por Terra, Teto e Trabalho, remete ao discurso do papa Francisco no 1º Encontro Mundial dos Movimentos Populares, promovido pelo Pontifício Conselho Justiça e Paz, em colaboração com a Pontifícia Academia das Ciências Sociais, reunidos no Vaticano, em outubro de 2014. Com isso, a 6ª SSB retoma em mutirão pela vida os 3Ts: Terra, Teto Trabalho com o objetivo de envolver todas as pessoas como protagonistas e solidárias na transformação social, com atenção à situação de vulnerabilidade, miséria e exclusão, tanto urbana quanto rural, de que padecem milhões de pessoas no Brasil.

O girassol está sempre voltado para a luz. Na plantação de girassóis, quando há ausência de luz, as flores viram-se umas para as outras para que possam se iluminar mutuamente. Por isso, esse é o símbolo das Semanas Sociais. E, assim quer ser a 6ª Semana Social Brasileira, diante dos desafios sociais, em mutirão, refletir, iluminar, construir e realizar a transformação necessária.

As ações dos mutirões da 6ª Semana Social Brasileira, que serão realizados por todo o Brasil, terão três eixos estruturais: soberania, democracia e economia. Serão mutirões de solidariedade, conversas, reflexões, orações, ações, poesias, formações, participação social, por terra, teto e trabalho.

Para acompanhar e contribuir com as mobilizações da 6ª SSB acesse, siga e compartilhe os perfis: @ssbrasileira (Facebook), @ssbrasileira (Instagram), @ssbrasileira (Twitter) e SSBrasileira (YouTube). Acesse o site ssb.org.br .

Venham participar conosco na construção da 6ª Semana Social Brasileira na Diocese de Teofilo Otoni.

Texto e foto: José Batista

plugins premium WordPress