“É Natal de Jesus, festa de alegria, esperança e luz! ” Certamente temos vivido um ano de dificuldades na vida social, política e econômica do país e do mundo. Mesmo assim, fomos às ruas, em atos, manifestações, passeatas para anunciar e denunciar… Anúncio e denúncia é a marca do profeta “oreiúdo” (que escuta a realidade do povo),“zoiúdo” (que vê a realidade do povo) e “bocudo” (que não se cala diante da realidade do povo) que luta pela defesa da vida de todos e todas…
E foi para que “todos tenham vida, e vida em abundância” que “o verbo de Deus se fez carne e habitou entre nós”. “Este é o Mistério da sua Encarnação, expressão máxima da misericórdia de Deus. O Senhor realça a humanidade oprimida por tantos males e abre os nossos corações à esperança. Ele quer recuperar a nossa dignidade e oferece a Vida e a Salvação! ”
A nossa alegria é plena, justamente porque o Senhor se envolve com a nossa humanidade e com a nossa história.
Agora que o 25 está mais perto, aumenta em nós a expectativa de celebrar o Mistério do nascimento de Jesus, que vem para nos iluminar com Sua Luz e nos aquecer o corpo e a alma com seu Santo Espírito.
Depois de passar pela Porta da Misericórdia somos convidados a nos alegrarmos. A nossa vida deve ser uma constante alegria.
Alegria de Natal, que esperamos, recebemos, partilhamos e compartilhamos com todos e todas: paz, amor, esperança, felicidade, saúde, amor, solidariedade, fraternidade, etc.
Que em 2016 sejamos um laicato efetivamente “Profeta, Sacerdote e Rei”, sendo “Sal, Luz e Fermento! ”
Feliz Natal! Feliz Ano Novo!
Marilza José Lopes Schuina
Presidente do CNLB