Formação Encantar a Política

Encantar a Política, Mutirão pela Democracia e a formação

Conheça as Formações do Encantar a Política previstas para serem realizadas no ano de 2024.

O projeto “Encantar a Política” é uma colaboração entre diversas organizações, inicialmente o Conselho Nacional do Laicato do Brasil (CNLB), a Comissão Brasileira Justiça e Paz (CBJP ), o Centro Nacional Fé e Política Dom Helder Camara (CEFEP), o Movimento Nacional Fé e Política (MNFP), a Comissão Episcopal para Ação Sociotransformadora da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CEPAST/CNBB) e o Núcleo Estudos Sociopolíticos (NESP/PUC Minas), em aliança com várias outras organizações1 com o propósito de promover uma compreensão mais profunda e ativa da política entre os membros da igreja, em três eixos:

  • Despertar consciência crítica do eleitorado à luz do Ensino Social da Igreja (ESI);
  • Proporcionar capacitação para candidaturas de perfil popular e coletivo;
  • Atuar no período eleitoral: combatendo a corrupção eleitoral; apoiando e se engajando em candidaturas coerentes com o ESI e realizando a mobilização social pela democracia.

A grande inspiração para o projeto está nas encíclicas do Papa Francisco, como a Laudato Si’, Fratelli Tutti e Alegria do Evangelho. O projeto visa aplicar os ensinamentos do Papa à realidade contemporânea.

O objetivo central do projeto é capacitação para participação da política como expressão de caridade e amor social, fornecendo uma base sólida para aqueles que desejam se aprofundar no assunto.

Formações com o Encantar a Política

Em 2024, o projeto construiu aliança com a Revista Casa Comum n°8, com o tema “Reencantar a política: pela mobilização das urnas e das ruas”, que é o nosso “Caderno de Formação Política para 2024”. Ela busca oferecer informações e histórias impactantes e contribuições significativas para compreender a democracia como um processo contínuo de construção baseado em justiça e igualdade.

Para isso, foram organizadas duas frentes de ações: O “Mutirão pela Democracia” (aliança entre Revista Casa Comum e o projeto Encantar a Política), formação a distância para multiplicadores/as do conteúdo da revista, com o objetivo de alcançar um amplo público capacitado.

Serão organizadas 10 turmas com sete módulos temáticos, visando a ampla disseminação do conteúdo da edição nº. 8 e também da “Trilha de Saberes”. Ao todo, serão disponibilizadas 1.000 vagas para participantes, especialmente lideranças de pastorais, organizações, movimentos, escolas e outros, que se disponham a multiplicar por mais 12 lideranças, que mobilizem grupos (presenciais e/ou virtuais) de 12 pessoas. Com isso, a ideia é chegar a 144 mil pessoas capacitadas.

Já a outra frente de ação fica por conta da parceria entre o projeto Encantar a Política e a PUC Minas Virtual, que estará presente na terceira oferta do curso de Planejamento de Campanhas Eleitorais para candidaturas populares e coletivas, visando resultados eleitorais e atuação alinhada com os princípios da justiça social. Das pessoas que participaram do referido Curso em 2022, 25% foram eleitos/as.

O curso conta com o apoio de Adveniat – Agência de cooperação alemã, que arcou com 170 Bolsas integrais no valor de R$ 210,00 para pessoas que irão participar como Candidatas/os, Coordenadores/as de Campanhas eleitorais e Apoiadores/as de propostas de mandatos populares e que tenham compromisso com a justiça social, ecologia integral e promoção da igualdade e superação da desigualdade social.

Dirigido às lideranças com disposição de participar das eleições de 2024 ou que desde já desejam se preparar para as eleições de 2026, visando resultados eleitorais e atuação no horizonte do Ensino Social da Igreja. A inscrição para pagantes ainda não está aberta, porém o curso terá duração de 60 horas, em dois módulos, com atividades de campo, via Educação à Distância, de forma autoinstrutiva.

Sinalize interesse no Curso de Planejamento de Campanhas Eleitorais no e-mail: encantarapolitica@gmail.com

Para se inscrever para o Mutirão pela Democracia: https://forms.gle/nMnYBHQkf4YoVjuHA


  1. Entidades que também integram o projeto Encantar a Política 2024: CRB Nacional, Rede Brasileira Justiça e Paz, PAMEN – Pastoral do Menor, PJ – Pastoral da Juventude, PJMP – Pastoral da Juventude do Meio Popular, Comissão Dominicana de Justiça e Paz, Pastorais Sociais e Organismos da Comissão Episcopal para Ação Sociotransformadora da CNBB, Iser Assessoria, OLMA – Observatório Socioambiental Luciano Mendes de Almeida (Jesuítas), Articulação das CEBs do Brasil, Sefras, Sinfrajupe, Articulação Brasileira da Economia de Clara e Francisco, Comissão Episcopal para o Laicato da CNBB, Jubileu Sul, Padres da Caminhada ↩︎
plugins premium WordPress