Mensagem de dom Ettore Dotti – para dia dos leigos e leigas

22 de novembro DE 2020 – Domingo de Cristo Rei

“Trabalho de formiguinha”: assim gosto de pensar quando penso ao grande movimento dos leigas e leigas que sustenta todos os serviços e carismas na Igreja e na sociedade; trabalho silencioso, organizado, ordenado, em comunhão, tendo uma caminhada constante, que supera os obstáculos, desinteressada de sim,  e que tem como finalidade garantir o bem de todos. 

É tudo isso e mais um pouco aquilo que nossos leigos e leigas fazem na nossa igreja, ocupando os inúmeros cargos, responsabilidades e tarefas a fim de que a Igreja seja vivida dentro das estruturas eclesiais, pastorais e movimentos, e traduzida na sociedade  por meio da política, das ações sociais e caritativas.

A partir do Concilio Vaticano II e do Sínodo Mundial de 1987 se trabalhou para que se criasse um Conselho de Leigos (CL), que movimentasse o Conselho Mundial (CML), Nacional (CNL) e Diocesano (CDL) de Leigos e leigas, e que a Igreja católica celebrasse num domingo para lembrar e agradecer o trabalho precioso que os leigos e leigas fazem.

Todo ano é o domingo da Solenidade de Cristo Rei, que esse ano cai no dia 22 de novembro. Agradecemos a todos os leigos e leigas que doam com amor, tempo e dedicação em prol da Igreja e da sociedade, sendo sal da terra e luz do mundo.

Vosso bispo dom Ettore Dotti, Bispo referencial do Laicato no Regional 0este 1.

plugins premium WordPress