Movimentos populares realizam ato em defesa da Petrobras

Entidades que compõe a Frente Brasil Popular saem às ruas no dia 3 de outubro, aniversário da estatal, propondo mudanças na política econômica e denunciando projetos que pretendem enfraquecer a companhia.

Por Brasil de Fato

A Frente Brasil Popular – articualação de movimentos populares, organizações políticas, intelectuais, entidades sindicais e estudantis lançada no dia 5 de setembro – irá realizar sua primeira manifestação de rua. Atos estão sendo convocados em todo o país no dia 3 de outubro, data de aniversário da Petrobras, que completa 62 anos.

Foto: Marcelo Camargo

Segundo a Frente, o objetivo das manifestações é “defender a estatal, a democracia e lutar por outra política econômica”.  A FBP critica especialmente o projeto de 131/2015, de autoria do senador José Serra (PSDB-SP), o qual pretende retirar da Petrobras a condição de operadora exclusiva do Pré-Sal.
De acordo com as entidades que compõe a articulação, tal projeto teria impactos sobre o desenvolvimento nacional, já que as novas reservas são um dos pilares para que o país destine 10% de seu PIB à educação e  “75% dos royalties [do Pré-Sal] serão destinados ao ensino público”. Em São Paulo, o ato ocorrerá neste sábado (3), com a concentração se iniciando às 14h, na Avenida Paulista, número 901 (estação Trianom-Masp de Metrô). No estado, a manifestação também é convocada pelo Fórum de Movimentos Sociais de São Paulo. Confira abaixo a convocatória e os materiais produzidos pela Frente para o dia de mobilizações.

Convocatória Nacional das Mobilizações unitárias em todo país no dia 3 de outubro de 2015, deliberada pela CONFERÊNCIA NACIONAL DA FRENTE BRASIL POPULAR REALIZADA EM BELO HORIZONTE (5/9)

EM DEFESA DA DEMOCRACIA, DE UMA NOVA POLITICA ECONOMICA E DOS DIREITOS DO POVO BRASILEIRO SOBRE O PETRÓLEO

No momento político e econômico que o país tem vivido se torna urgente a necessidade do povo ocupar as ruas, avenidas e praças contra o retrocesso, por mais direitos e pelas reformas estruturais.

Pintaremos as ruas do país de verde, amarelo e vermelho, em comemoração aos 62 anos da Petrobrás. A soberania do nosso país tem sido ferida, a sanha entreguista ataca a Petrobrás com intenção de desvalorizar e sucatear umas das maiores empresas do mundo, sobretudo com a tentativa de aprovar Projeto de Lei 131/2015 que visa diminuir a participação da Petrobrás no regime de partilha do Petróleo.

O petróleo e o pré-sal pertencem ao povo brasileiro, e são riquezas que devem se transformar em investimentos sociais, beneficiando o povo, tendo em vista aprovação da destinação dos royalties para educação e saúde. Conclamamos a apoiar a mobilização grevista da categoria petroleira, já deflagrada e todas as mobilizações de outras categorias em defesa de seus direitos.

Há uma onda de conservadorismo propagado pelos grandes meios de comunicação, em que alguns defendem o impeachment e até ditadura militar para nosso país. E ainda que a sociedade como um todo não aceite retrocessos na vida política e social, e nos direitos sociais e dos trabalhadores e trabalhadoras, conquistados arduamente ao longo de décadas de lutas. Será preciso muita mobilização e povo na rua para defender a democracia e o mandato constitucional da Presidenta Dilma Rousseff.

Somos incansáveis na defesa dos direitos do povo brasileiro, por isso clamamos por mudanças profundas na política econômica no Brasil, para que a crise econômica seja enfrentada de forma diferente. Repudiamos o ajuste fiscal que onera a classe trabalhadora, a educação, saúde e retira recursos do PAC, do programa de habitação popular Minha Casa, Minha Vida. A conta da crise não pode ser jogada nos ombros dos trabalhadores e trabalhadoras.

Queremos outras saídas: que os ricos paguem pela crise! Taxar as grandes fortunas, os dividendos do lucro das grandes, a remessa de lucro pro exterior, combate à sonegação fiscal, fazer a auditoria da dívida pública e a reduzir a taxa de juros, são medidas necessárias para enfrentar a crise do capitalismo que assola o mundo e também a economia brasileira.

Tomaremos a ruas e seremos milhares no dia 3 de outubro de 2015.

Conclamamos que cada movimento, entidade, força política dê sua contribuição para preparar as mobilizações no maior numero possível de cidades brasileiras.

Viva a Democracia, Viva a Petrobrás e Viva ao Povo Brasileiro!!

  • CENTRAL DE MOVIMENTOS POPULARES- CMP
  • CENTRAL DE TRABALHADORES E TRABALHADORAS DO BRASIL- CTB
  • CENTRAL ÚNICA DOS TRABALHADORES- CUT
  • COORDENAÇÃO NACIONAL DE ENTIDADES NEGRAS-CONEN
  • MARCHA MUNDIAL DE MULHERES-MMM
  • MOVIMENTO DOS TRABALHADORES RURIAS SEM TERRA-MST
  • UNIÃO NACIONAL DOS ESTUDANTES- UNE