Era janeiro de 2001. Abria-se uma janela para o mundo! O coração porto alegrense abriu os braços da solidariedade e compromisso para receber a Humanidade. Uma energia nova circundava a terra, cores, sons, formas objetivas e subjetivas numa dança de acolhida e recepção carinhosa para que a humanidade pudesse chegar, se instalar para abraçar coletivamente suas lutas por um mundo de justiça e de paz.
Por: Tereza Gamba
Era a 1ª Edição do Fórum Social Mundial (FSM). Desde então Porto Alegre tornou-se semente e berço de suas lutas espalhando-se pelo mundo. Agora, neste janeiro 2016, mais uma vez nossa capital é centro das atenções e participação mundial de todos e todas que acreditam que Outro Mundo é Possível.
Já se passaram 15 anos do 1º, quando Movimentos Sociais, Entidades Sociais de diversos países e de todos os grupos na luta por justiça social, debateram, estudaram, refletiram, acreditando nas mudanças necessárias no mundo. O 1º Fórum surgiu fazendo contraponto ao Fórum Econômico Mundial de Davos na Suíça, que reúne cada ano os países ricos do mundo, os poderosos do capitalismo mundial. Após 15 anos, tendo percorrido os continentes, o fórum foi se consolidando como um dos eventos importantes para a transformação social. É por tudo isto que Porto Alegre recebe os participantes deste fórum que se realizou de 19 a 23 deste Janeiro… Foi um FSMT, Fórum Social Mundial Temático e abordou temas frente a nova conjuntura internacional, a crise climática, as crises econômicas e sociais, o fortalecimento da democracia e contra qualquer retrocesso democrático tendo como enfoque principal a educação.
Estavam presentes importantes educadores sociólogos e intelectuais da América Latina, da África da Europa e da Ásia, cujas atividades já vinham se realizando desde o dia 17 tendo como objetivo a transformação social, através da educação popular.

A proposta do Fórum Social da Educação Popular FSEPop é promover o inter conhecimento a aprendizagem recíproca e criar um espaço para articular alianças a favor de outro tipo de educação, acreditando que a democratização das sociedades passa necessariamente pela democratização do conhecimento. Pessoalmente tive a felicidade de poder participar de todos como também o Fórum Mundial da Educação. Este Fórum 2016, quinze anos depois do 1º, teve como um dos principais objetivos fazer um balanço profundo da realidade considerando todos os desafios, esperanças e perspectivas.
Foi um grande Fórum que por ser avaliativo e temático considero um dos melhores com proposta de avanços e resistências
Foi possível sentir bem de perto os testemunhos dos participantes através das inúmeras experiências profundamente positivas com objetivo de luta, resistência e avanço permanente pela resistência ao neoliberalismo ao capitalismo ao imperialismo que mata ,retrocede, e destrói.
Boaventura de Souza Santos um dos mais importantes sociólogos da atualidade, professor da Universidade de Coimbra e participante de todos os Fóruns, afirma que em todo o processo de caminhada da humanidade está presente o capitalismo, o colonialismo e o patriarcado.Todas estas forças estão presentes em todo o mundo e especialmente na América Latina..
Destaco, entre as inúmeras atividades a do nosso CPERS Sindicato cujo painel contou com a participação de vários Sindicatos do mundo.
Destaco também, o grande painel de Convergência da realidade mundial que contou com a participação das diferentes esferas que sofrem todas as injustiças sociais da nossa realidade cujo enfoque trouxe à tona a urgência da educação popular. Temos que educar os educadores, disse Boaventura referindo-se a nossa educação elitista que ainda perdura como bancária, capitalista e excludente.
Destaco a importância da grande participação da juventude, que esteve acampada com representantes de vários países, como também o Furumzinho.
A marcha de abertura deste Fórum marcou sua forte presença testemunhando na resistência porque estávamos em Porto Alegre.
O Fórum é nosso, é de todos os que acreditam que outro mundo é possível. Temos que avançar unidos nesta luta para que todos os povos possam acordar e lutar juntos pela solidariedade universal.
Este Fórum abriu caminho preparatório rumo ao Canadá, para o próximo FSM em agosto deste ano, na cidade de Montreal. Infelizmente a mídia, como sempre, fez questão de ignorar este evento, como se fosse invisível, porque não lhes interessa.
Termino com a mensagem de Boaventura: Temos que lembrar sempre Porto Alegre, berço e coração das nossas lutas pela transformação da sociedade.