Aconteceu nos dias 22 a 29 de julho, a Semana Missionária “Igreja em Saída”, na Diocese de Caçador/SC. Foram visitados vários espaços de atuação dos cristãos leigos e leigas, como: Câmara dos Vereadores, prefeitura, hospitais, fábricas diversas, Meios de Comunicação, Universidade, praças e casas. A Semana Missionária envolveu toda a Igreja local (crianças, jovens, adultos, idosos, presbíteros, religiosos/as, diácono e o bispo) e chamou a atenção da sociedade pela forma como foi realizada, não somente com as orações da manhã e da tarde, mas pela presença e reflexão nos diversos areópagos.
O Seminário “A dinâmica missionária do cristão leigo e leiga”, realizado no sábado, 28, envolveu 03 paróquias na cidade de Caçador e contou com presença e assessoria de Marilza Lopes Schuina, presidenta do CNLB, que destacou dois pontos fundamentais: o povo de Deus na eclesiologia de Francisco e o laicato na Igreja em saída. Como diz Francisco, “a igreja ‘em saída’ é a comunidade de discípulos missionários que ‘primeiream’, que se envolvem, que acompanham, que frutificam e festejam”. (Francisco, EG 24)
No domingo, continuou o trabalho, com a realização do Congresso de Lideranças, na cidade de Canoinhas, envolvendo 06 paróquias da região, com a participação de aproximadamente mil pessoas. O tema “Identidade, vocação, espiritualidade e missão dos cristãos leigos e leigas” foi desenvolvido tendo como referência o Doc. CNBB 105 – Cristãos Leigos e Leigas na Igreja e na Sociedade – Sal da Terra e luz do Mundo. A partir do Concílio vaticano II, que resgata a eclesiologia Povo de Deus e a teologia do Batismo, reafirma-se a identidade do cristão leigo e leiga, que é a mesma comum dignidade de todos os demais cristãos: todos os batizados fazem parte do povo sacerdotal, profético e real. Essa identidade adquirida no Batismo dá cidadania a quem foi batizado, como diz Francisco, na carta ao Cardeal Oullet: ‘batizaram-nos leigos, e é o sinal indelével que jamais poderá ser apagado’” (6º par).
“Motivados pelo Papa Francisco que convoca a uma “Igreja em saída”, os cristãos leigos evangelizarão com ardor, com dinamismo, ousadia, criatividade, coragem e alegria. Não terão medo de se sujarem com a lama da estrada”.
Os leigos e leigas que participaram da Semana Missionária deram testemunhos de como foi a participação destacando os aspectos positivos da missão e o seu maior fruto: a missão continua.