Sinodalidade na Igreja e o Protagonismo dos Cristãos Leigos e Leigas

Uma missa presidida pelo Presidente da CNBB, dom Sérgio da Rocha, iniciou, na manhã de hoje, a 9ª Assembleia Nacional dos Organismos do Povo de Deus. O evento reúne, desde ontem 22 de novembro, no Seminário Redentorista Santo Afonso em Aparecida do Norte, com aproximadamente 150 representantes de seis organismos da Igreja: a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), a Conferência Nacional dos Institutos Seculares (CNIS), o Conselho Nacional do Laicato do Brasil (CNLB), a Conferência dos Religiosos do Brasil (CRB), a Comissão Nacional de Presbíteros (CNP) e a Comissão Nacional dos Diáconos (CND).

Por: Leonardo Moura e Batista Silva

Na celebração, dom Sérgio ressaltou o papel destes organismos e dos cristãos num mundo “que parece mais fruto da ação humana do que da ação de Deus”. “Somos chamados a ser parceiros de Deus no processo de análise da realidade”, disse. “Somos chamados a ensinar o caminho da justiça a nossos irmãos”, acrescentou.

Durante o dia 22, os organismos discutiram juntamente com o diácono Sérgio D. Vasconcelos o tema que é A Sinodalidade na Igreja e o Protagonismo dos Cristãos Leigos e Leigas. Várias pistas foram apontadas pelos participantes que serão sintetizadas e sistematizadas num painel ao final da tarde. Ao final desta assembleia será produzido um documento que recolherá também o conteúdo das conferências proferidas a partir do tema que norteou o encontro.

plugins premium WordPress