Venham todos, preparemo-nos para a Festa….

Irmãs e irmãos, o Tempo de Quaresma é para nós a preparação de uma grande Festa. Sim, a maior Festa que somos convidados a participar: PÁSCOA DO SENHOR, a RESSURREIÇÃO DE JESUS!!!! Que prefigura e antecede a ressurreição de cada filho/a de Deus.

Por: Wanda Conti

Tempo de preparar uma Festa, já é Tempo de alegrar-se por ela, de pensar nos detalhes, de pensar no que vamos vestir e como vamos nos arrumar, que perfume usar, e todos complementos para estar bem. Temos que pensar nos convidados,  pensar no que vamos oferecer para comer e beber,  pensar na música, na dança, no entretenimento de todos…. pensar nas crianças, pensar nos jovens, pensar nos adultos, pensar nas mulheres, pensar nos homens, pensar em preparar um local muito agradável e bonito, com flores e cores, com enfeites e principalmente que seja ACOLHEDOR. Ir ao encontro dos irmãos: DIÁLOGO é um compromisso de Amor.

Diante de nós está toda essa grande tarefa. Mas, não estamos sozinhos, temos nossa família, nossos amigos e nossa Comunidade para vivenciarmos esse grande momento.

Afinal, 40 dias é muito pouco para preparar tudo isso…. então mãos à obra desde já….

Há então uma preparação pessoal, de cada um/a de nós. Isso pede cuidados internos e externos. Deve nos ajudar uma proximidade maior com a Palavra de Deus, um “reconhecimento” da Palavra, um re-visitar a caminhada de Jesus, um ouvido atento para escutar em profundidade. Uma proximidade com os Santos e Santas de Deus, tanto os que já estão publicados nos Céus como as mulheres e homens que ainda peregrinam nesta terra, buscando VIVER o projeto de Salvação.

Nessa preparação pessoal um alimento forte e necessário é a Reconciliação com Deus e a Comunhão no Seu Corpo e Sangue. Rezar nossa vida do dia a dia para que ela seja expressão da Graça e da Presença de Deus. Com a vida construir a Unidade dos que creem.

Vestir-se de compaixão e amor, perfumar-se com o óleo da amizade, da relação fraterna. Convidar todos e todas, ninguém pode ficar excluído, Deus quer TODOS no Banquete. A música seja nosso falar e nosso agir, alimento será a própria Palavra Viva e o Corpo e Sangue do Senhor. Criar um ambiente em que todos se sintam em casa, “na casa de meu Pai há muitas moradas.

Vivenciar este Tempo, não como um Tempo de tristeza e sombras, mas sim um Tempo de preparar a Grande Festa… um tempo sim de aprendizado na oração, na proximidade com Deus. Um Tempo para escolhas, isso que é o Jejum, eu escolho o que me faz bem e renuncio ao que me faz mal. Melhor ainda, mesmo o que me faz bem eu renuncio em prol de meus irmãos mais necessitados.

O sentido da esmola é a partilha, como a partilha dos pães. Jesus nos diz: …. dai-lhes vós mesmos de comer. A partilha é possível quando cada qual põe em comum tudo o que tem. É como um almoço comunitário nos encontros, sempre sobra muita coisa. Porque, quando cada qual põe do que tem todos comem à saciedade.

E a veste de Festa o que é? É Jesus que nos reveste com Seu Corpo e Sangue, entregues na Cruz. A oração, a proximidade com Jesus, que nos dá o sentido do amor entregue. A melhor veste é o Amor, quando como Jesus dizemos: Tudo está consumado, em Tuas mãos Senhor entrego meu espírito. Sim, a veste da Festa é a decisão de entregar-se a Deus, comprometer-se com Seu projeto de Salvação, fazer como Jesus: … dar a vida, prova de amor maior não há, que doar a vida pelo irmão. Viver o NOVO Mandamento: Amai-vos uns aos outros como Eu vos tenho amado.

Festejemos o Tempo Quaresmal com alegria e na paz que só o Senhor pode nos dar.

Boa e Santa Quaresma, Feliz preparação da Festa da Páscoa do Senhor !!!!!

plugins premium WordPress