Viver o Batismo pela vocação laical

No quarto domingo do mês de agosto somos convidados(as) a refletir sobre a vocação laical. Os folhetos das missas dominicais sempre apresentam a vocação do(a) catequista, mas, entendemos que podemos ampliar a reflexão para a vocação laical.
Cristãos leigos ou leigas, são aqueles ou aquelas que, pelo sacramento do Batismo se tornam Povo de Deus e tem por missão seguir a Jesus de Nazaré e anunciar Seu Evangelho pelo serviço aos irmãos e irmãs, na constru ção de uma sociedade justa , fraterna e solidária, a caminho do Reino definitivo.

A vocação do leigo e da leiga é a de todos(as) os(as) batizados(as) que não pertencem à Hierarquia e nem à Vida Consagrada ou aos Institutos Seculares. A vocação laical tem sua marca específica na “ índole secular ”, isto é, ela é desempenhada e vivenciada no meio do mundo, no Século. “… é no meio do mundo que somos chamados…esse é o nosso lugar teológico, não somente sociológico ou antropológico.”

( Christifideles Laici 15/Papa São João Paulo II )
A vocação laical deve assumir todas as realidades da vida, seja na família, na escola, no trabalho, no lazer, na política, no relacionamento humano e em tantos outros ambientes da vida do dia a dia. Assim convocamos todos os cristãos leigas e leigos para vivenciarem sua vocação laical e assumirem sua missão transformadora na Igreja e na Sociedade, com novo ardor, impulsionados pela força do Espírito Santo.
Sejamos verdadeiros discípulos missionário de Jesus de Nazaré, do anúncio e testemunho de Seu Reino Definitivo.
O CNLB ( Conselho Nacional do Laicato do Brasil ), em todos os seus âmbitos, Nacional, Regional e Diocesano, tem por objetivo contribuir para que os cristãos leigos e leigas descubram e valorizem a vocação laical. Todos os anos o CNLB faz um planejamento com várias atividades, sempre motivadas com muitos encontros, oração,convivência fraterna e formação, para que o Laicato viva cada vez mais o Protagonismo Laical, sendo Sujeitos Eclesiais, Cidadãos(as) – Discípulos(as) Missionários(as) de Jesus Cristo.
Para refletir, pessoalmente ou em grupos:
– Que consciência temos, nós leigas e leigos, de nossa vocação laical?
– Cite documentos da CNBB, do Concílio Ecumênico Vaticano II ou do Papa sobre a vocação laical que você conhece ou já ouviu falar. Qual deles você já leu ou refletiu?
– Concretamente, como os cristãos leigos e leigas podem colaborar para que a Igreja seja cada vez mais fiel à sua missão e protagonizar uma ação de transformação na Sociedade?
Para conhecer o CNLB ou ter um maior aprofundamento de seu objetivo, procure o CNLB de sua Arqui(Diocese), acesse: www.cnlb.org.br ou envie o seu e-mail para cnc@cnlb.org.br