CNLB NE2

Cristãos leigos e leigas do CNLB NE2 se reúnem em Assembleia, na Paraíba

CNLB NE2 realiza 13ª AGO em Lagoa Sexa, na Paraíba, entre os dias 8 e 10 de março.

A Diocese de Campina Grande acolhe cerca de 50 diocesanos para meditar sobre vocação e missão, entre os dias 8 e 10 de março os cristãos leigos e leigas do Conselho Nacional do Laicato do Brasil do Regional Nordeste 2 (CNLB NE2) partilharam sobre o tema: “Leigos e Leigas: Vocação e Missão”. A Assembleia Geral Ordinária (AGO) aconteceu no Convento Ipuarana, no município de Lagoa Seca/PB. Com o lema: “Ide e Anunciai!”, o laicato foi motivado a se comprometer com o Pai Nosso e o pão nosso.

Na abertura da AGO, Inez Gama, presidente regional lembrou: “A semente foi plantada, e a semente esta germinando. Muitas vezes a gente se preocupa com número de pessoas. A meu Deus: será que vai dar muita gente? Será que nós vamos ter todas as dioceses com representatividade é difícil. Não é impossível, mas é difícil. Não é impossível, mas é difícil. No entanto, as pessoas que estão presentes, as pessoas que se comprometeram em estar conosco num momento como esse é que vai nos dar a alegria de saber que o que nós estamos vivenciando aqui nesse momento vai ser multiplicado, vai ser jogado também como semente onde quer que eles estejam”.

A Assembleia contou com assessoria de Roberto Jefferson, vice-presidente do CNLB Campina Grande (PB), que trouxe para o debate a realidade do regional e da Igreja a vista dos documentos nº 62 e nº 105 da CNBB.

Durante os dias de Assembleia, todo o oracional foi feito pelo Ofício Divino das Comunidades, como forma de fazer os diocesanos experienciarem esta forma tão particular de encontrarem-se e levarem para suas igrejas particulares.

Participação da juventude e dos pastores marcando presença na AGO

Como primeira assembleia após alteração estatutária, o trabalho da Comissão Regional de Juventude (CRJ), com ampla participação de jovens, o que foi visto por José Lucas Galdino, coordenador da CRJ, como “um dos encontros com mais jovens dos últimos anos”. Fato que motivou a Comissão novos caminhos para as Juventudes do regional.

A XIII AGO do CNLB NE2 contou ainda com a participação de Dom Dulcênio Fontes de Matos, bispo diocesano de Campina Grande, que junto a Dom Manoel Filho, bispo referencial do laicato na CNBB NE2, animou a missão dos leigos e leigas no regional.

Encaminhamentos finais da XIII AGO CNLB NE2

No domingo (10), a XIII AGO CNLB NE2 chegou ao fim, com a conclusão do assessor, informes do CNLB e da Igreja do Brasil. Além da celebração que convidou os cristãos leigos e leigas a voltarem-se ao centro de sua fé e missão, o dia elegeu a sede da XIV AGO que acontecerá, em 2025, na cidade de Carpina na Diocese de Nazaré, Província Eclesiástica de Pernambuco. Foram aclamados também os delegados do Nordeste 2 para a 42° AGO do CNLB, em Manaus / AM.

Texto: Paulo Araújo

Revisão: Edney Manauara

plugins premium WordPress