A Igreja Católica no Brasil irá dedicar o ano de 2023 a refletir e aprofundar o tema da Vocação. O ano vocacional como a Igreja tem chamado esse período, terá início na verdade no dia 20 de novembro deste ano, por ocasião da celebração do dia de Cristo Rei e terminará em 26 de novembro de 2023. A iniciativa não é inédita, já que esta será a terceira edição do ano temático sobre vocações, justamente quando se completa 40 anos da primeira edição dedicado à reflexão, oração e promoção das vocações no país.
O tema do Ano Vocacional 2023 é “Vocação: Graça e Missão”. A Igreja do Brasil pretende com isso dedicar um ano inteiro ao estudo e aprofundamento do tema da vocação nas diversas comunidades do país. A ideia é levar os católicos de todo o país a refletir e rezar sobre a importância da animação e favorecimento das vocações na Igreja. Tradicionalmente quando se fala em vocação se remete à ideia da vida dos religiosos como freiras, padres e bispos. A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), no entanto, tem chamado a atenção do tema vocação no sentido mais amplo, incluindo o seu significado também para os fiéis católicos, chamados de cristãos leigos, que se dedicam a viver a fé de maneira cotidiana em todas as comunidades.
No mês de julho deste ano, a CNBB lançou o texto-base, documento que servirá de subsídio ao estudo do tema em todas as paróquias e dioceses do país. Segundo dom José Albuquerque de Araújo, bispo auxiliar de Manaus e membro da Comissão Episcopal para os Ministérios Ordenados e Vida Consagrada da CNBB, em recente live sobre a divulgação do material, “o documento é fruto de muitas mãos”, com a participação na sua redação de representantes de vários segmentos da Igreja, incluindo os cristãos leigos, o que é uma evidente adesão ao que tem proposto o papa Francisco de se experimentar uma igreja sinodal, ou seja, uma Igreja mais participativa e de relações mais horizontais entre seus vários setores.
A CNBB se preocupou ainda com material para crianças e adolescentes com roteiro para encontros com vários recursos lúdicos e pedagógicos. A ideia é que o tema seja refletido com adequação da linguagem para os diversos públicos.
EDIÇÕES DO ANO VOCACIONAL ORGANIZADO PELA IGREJA NO BRASIL:
– 1983, 1º Ano Vocacional do Brasil, com o tema e lema “Vem e segue-me” (Mt 19,21; Mc 10,21; Lc 18,22).
– 2003, o 2º Ano Vocacional do Brasil, com o tema “Batismo, fonte de todas as vocações” e o lema “Avancem para águas mais profundas” (Lc 5,4).
– 2022, o 3º Ano Vocacional do Brasil, com o tema “Vocação: Graça e Missão” e o lema “Corações ardentes, pés a caminho” (Lc 24, 32-33).
Mais Informações: