O Regional Nordeste I da CNBB – Ceará promoveu nesse domingo 18 de novembro a primeira grande Romaria da Igreja Povo de Deus e reuniu aproximadamente cinco mil Leigos e Leigas de oito (8) das nove(9) Arqui/dioceses do Regional, Padres, Religiosa(o)s, Diáconos e Bispos.
Por: Batista Silva (CNLB NE1)
Essa primeira Romaria teve como objetivo reunir as forças vivas dos Cristãos Leigos e Leigas como forma de expressar em um só momento a face da Igreja Povo de Deus do Ceará. A cidade de São Benedito distante 360km da capital Fortaleza, com aproximadamente 65 mil habitantes, com mais de 900 metros de altitude, foi casa acolhedora com clima natural e humano agradabilíssimo.
Os milhares de romeiros se concentraram inicialmente no pátio do Santuário São Francisco. Seguiram em caminhada com paradas no percurso, tendo reflexões sobre o lema ‘‘VÓS SOIS SAL DA TERRA E LUZ DO MUNDO’’.
Dom Francisco Edmilson fez acolhida dos Romeiros, agradeceu a presença de todos, em nome das muitas equipes de atores pastorais diversos, paróquias, que promoveram toda estrutura de acolhida, alimentação e animação de toda a Romaria.
O Santuário de Fátima da Serra Grande dedicada a Nossa Senhora de Fátima, tendo sua localização na Serra da Ibiapaba, foi a estância final da celebração da I ROMARIA DO LAICATO do Regional Nordeste I – Ceará.
Diversos são os testemunhos promovido pelos participantes:
Francineuda Aquino – Arquidiocese de Fortaleza:
“Hoje o regional NE1, realizou a Primeira Romaria do Laicato. Dentro da comemoração do ano do Laicato. A Diocese de Tianguá acolheu as oito dioceses do regional, tudo preparado com carinho e amor. Desde o café da manhã preparado para acolher os romeiros, acolhida feita na entrada da cidade. Em momentos orantes tivemos a renovação do batismo e reflexão por leigos (Kadira,Batista) em ser Sal da Terra e Luz do Mundo e finalizando a romaria tivemos a missa e show cultural com almoço partilhado
Irislândia – Diocese de Quixadá:
“A Igreja é essencialmente peregrina. O Regional Nordeste I, que é terra de romeiros, deu mais um grande exemplo de vivência dessa fé que se fortalece no caminhar, na caminhada. Quero agradecer imensamente, em nome da Diocese de Quixadá, a Diocese de Tianguá por todo o empenho para que essa primeira experiência de Romaria do Laicato, tivesse tanta amplitude e visibilidade. Tanta dedicação e participação das paróquias da diocese e tanta acolhida a nós das outras dioceses. Queria fazer esse agradecimento, em seu nome, Érica. Estenda a todos os leigos que colaboraram e a D. Edmilson. Deus os abençoe e continue abençoando nossa caminhada do CNLB enquanto regional. Um abraço fraterno”.
Kadira – Diocese de Quixadá:
“Foi uma verdadeira BÊNÇÃO a I Romaria do Laicato. Deus nos abençoe e continuemos nossa missão, acima de tudo com Testemunho de ser Sal da Terra e Luz do Mundo.
Elenir – Arquidiocese de Fortaleza:
Meus irmãos meu desejo era está com cada um nesta Primeira Romaria do Laicato Cearense…até porque foi ideia minha realizar este momento culminando a Celebração do Ano do Laicato do nosso Regional com uma grande e mística Romaria. Por motivos de prioridade pessoal não estarei presente fisicamente, mas já estou em oração por cada uma e cada um de vocês cristãos leigos e leigas romeiros. Aproveitem para divulgar o nosso Organismo e sua importância como aquele que é oficialmente o instrumento que representa todo o laicato da Igreja do Ceará. Que padre Cícero e São Francisco sejam os padrinhos desta santa romaria que está indo não para Juazeiro nem pra Canindé, mas Subindo a serra do grande Tianguá. Deus abençoe com alegria oração e forças para lutar pelo mundo novo.