O Conselho Nacional do Laicato do Brasil, marcou presença no primeiro dia do Seminário CNBB 70 anos, o qual tratou de temas relevantes, tais como a memória histórica desde o início da CNBB e do seu processo de estruturação, bem como os concomitantes desafios e dificuldades relacionados à sua atuação no período da ditatura militar no Brasil. O cristão leigo, Laudelino Augusto dos Santos Azevedo e Ir. Rosita Milesi animaram os participantes no momento orante inicial com a recitação do Salmo 118.
A CNBB foi criada 10 anos antes do Concílio, portanto, a recepção ao Concílio Ecumênico Vaticano II foi um dos maiores objetivos para a implementação e desenvolvimento da CNBB. De acordo com o testemunho do Sr. Chico Whitaker a elaboração do Plano de Pastoral foi uma inovação na prática da Igreja. Houve também o testemunho de um membro da Comunidade Shalom. Ele afirmou a unidade das novas comunidades com a CNBB. Disse que estão em mais de 200 dioceses no Brasil, e que os jovens e os pobres são o ponto central da missão da Comunidade.
O professor e historiador Padre Oscar Beozzo (CESEEP), falou sobre “Fundação da CNBB”. Apresentou com riqueza de detalhes quem foram as pessoas, sobretudo os bispos que participaram do início da história da CNBB, a qual já passou por diversas mudanças nos seus 70 anos.
O segundo conferencista Prof. Rodrigo Coppe Caldeira (PUC MG) que falou sobre “CNBB e a Recepção do Concílio Vaticano II”.
O professor historiador doutor padre Ney de Souza (PUC-SP) com a conferência “CNBB e o Período de Exceção”, enfatizou a importante missão da CNBB desde o seu início, a qual deve sempre primar pela democracia, tendo em vista o contexto atual do momento pelo qual passa o Brasil, com um governo que flerta com a possibilidade de implantar a terrível e temida ditadura militar no nosso chão.
Com inteligência, suavidade e simpatia, a professora, cristã leiga e doutora Maria Clara Bingemer conduziu a mediação do evento que contou com a presença (online) de diversas autoridades eclesiásticas da CNBB, professoras/es, presbíteros, religiosas/os, diáconos, cristãos leigos e leigas.
O evento acontece entre os dias 26 a 28 de junho no período da manhã, pelo Zoom, para as pessoas inscritas.