Já está disponível para download o formato digital da Agenda Formativa 2024 do Conselho Nacional do Laicato do Brasil (CNLB). No último dia 9 de janeiro, o CNLB realizou Live de apresentação e lançamento da Agenda que completa 10 anos de existência com conteúdo formativo e dinâmico deste Organismo do Povo de Deus.
Conheça a capa de cada uma das onze edições da Agenda Formativa no vídeo abaixo:
A presidente do CNLB, Sônia Gomes, lembrou que são 10 anos de missão com a Agenda Formativa e é necessário nessa memória registrar a gratidão que o Laicato do Brasil tem de tantas pessoas que doaram um tanto de suas vidas para que esse material estivesse disponível para cristãos leigos e leigas. “Estamos dando continuidade um sonho que foi iniciado em 2014. Pensando no processo que estamos vivendo de uma Igreja em Saída e da Sinodalidade, o Papa Francisco insistiu durante a 1ª Sessão do Sínodo dos Bispos que o Laicato tem que entender que é responsável por sua própria formação. E a Agenda Formativa traz desse processo de formação e de Sinodalidade em que estamos vivendo nos dias atuais”, enfatizou Sônia.
Nos comentários da Live a gratidão e a memória foram destacadas como o feito pelo cristão leigo Rinaldo Gachet: “Boa noite a todas e todos!!! Bom revê-los. Gratidão aos que mantém a nossa Agenda Viva… uma mulher precisa ser lembrada nesta caminhada: a querida irmã leiga Márcia Signorelli”.
E não poderia faltar uma reflexão dessa cristã leiga tão querida, Márcia Signorelli que também partilhou um pouco de todo trabalho que é a produção da Agenda Formativa. “Se a Agenda é Formativa, ela tem que ter uma reflexão. Não precisa ser longa, mas tem que ser suficiente para iniciar o tema, rezar sobre ele, em especial nos inícios de reuniões do laicato. Temos notícias que a Agenda é usada em programas de rádio no Piauí e deve ser usada em 2024, para programas de rádio no Paraná”, destacou Márcia.
Márcio Oliveira, Secretário-Geral do CNLB participou da Live de Lançamento da Agenda Formativa 2024 e explicou a arte da capa da mesma e traz o ícone dos 50 anos do CNLB e se insere dentro do itinerário celebrativo. “A partir da página 5 é feita uma Ação de Graças pela vida de companheiros e companheiras do laicato que fizeram sua páscoa no ano de 2023 e pedimos que intercedam junto a Jesus pelo nosso Organismo”, destacou Márcio.