Estamos vivendo o Ano do Laicato, tempo forte de reconhecimento da identidade dos leigos e leigas, na Igreja e na sociedade, e também tempo do Conselho Nacional do Laicato do Brasil – Regional Leste II – Minas Gerais e Espirito Santo, celebrar seus trinta anos de existência.
Por: Adriano Massariol Pacheco e Miriam Cristiano
Nesse clima de render graças por todo trabalho realizado e pelas vidas envolvidas, vislumbrando ações de engajamento do laicato dos diversos conselhos diocesanos, realizou-se nos dias 20 a 22 de abril, na Casa de Retiros São José, em Belo Horizonte (MG), a XXV Assembleia Geral Ordinária e o Encontro Regional.
A Assembleia e o Encontro foram uma oportunidade de animar o Laicato que celebrou os 30 anos de organização e caminhada no Regional Leste 2, presente na construção de uma sociedade onde quer que o leigo seja protagonista da história da igreja e também na sociedade, com ousadia, missão, alegria e esperança, sendo Sal da Terra e Luz do Mundo.
Participaram do evento cristãos leigos e leigas do Regional Leste 2, CNLBs diocesanos, equipes de articulação de leigos, pastorais e organizações filiadas.
Estiveram presentes 21 Arqui/Dioceses: Belo Horizonte, Cachoeiro de Itapemirim, Campanha, Caratinga, Colatina, Diamantina, Divinópolis, Guanhães, Guaxupé, Itabira/Cel. Fabriciano, Janaúba, Januária, Juiz de Fora, Leopoldina, Mariana, Montes Claros, Pouso Alegre, São João Del Rei, São Mateus, Teófilo Otoni e Uberaba
Os trabalhos tiveram início na sexta-feira, com a acolhida dos participantes e análise de conjuntura sócio política realizada por Frederico Santana, Coordenador de Políticas Sociais do Vicariato Episcopal para Ação Social e Política, mestre em Ciências Sociais e integrante do Núcleo de Estudos Sociopolíticos da PUC Minas. Em seguida, análise de conjuntura eclesial, por Edward Neves M.B. Guimarães, doutorando em Ciências da Religião pela PUC Minas, Mestre em Teologia pela Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia, professor do Departamento de Ciências da Religião na PUC-Minas Gerais e secretário executivo do Observatório de Evangelização da PUC-Minas
Em linhas gerais, fomos situados na atual situação em que vivemos, essencial para melhor compreensão e discernimento de nossa missão, enquanto leigos e leigas chamados a ser “fermento na massa”.
No segundo dia, sábado, tivemos a formação pelo assessor Robson Ribeiro, cristão leigo, graduado em História, Mestre em Teologia pela Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia (FAJE) de Belo Horizonte e atua em cursos de formação na Arquidiocese de Juiz de Fora (MG), onde apresentou os seguintes temas: Documento 105 da CNBB a partir do Papa Francisco e o nosso Batismo; Ano Laicato – saída para Campo de Atuação; Mística da Esperança; Ano Eleitoral e os desafios para os leigos e leigas. Este momento foi concluído com um trabalho de grupo que ajudou no discernimento do tema apresentado.
Na noite de sábado, tivemos uma noite cultural, onde foi realizada uma homenagem aos ex presidentes do CNLB Leste II, nesta caminhada de 30 anos. Esteve presente o ex presidente João Antonio Esteves Guedes de Teófilo Otoni. Os outros ex presidentes não comparecerem mas mandaram mensagens ao Organismo.
Dom José Eudes Campos do Nascimento, Bispo de Leopoldina-MG e referencial do CNBL na CNBB, esteve presente no segundo dia da Assembleia, vindo direto de Aparecida/SP, onde participou da 56ª Assembleia dos Bispos. Em sua fala, destacou que o Ano do Laicato é para sempre, esse destaque da importância dos leigos e leigas nas vida das comunidades não deve ter fim, portanto, que na festa de Cristo Rei de 2018, haja em todas as dioceses, a culminância do ano, visto que ele jamais poderá ser encerrado.
No Domingo, aconteceu a eleição para a nova Presidência do CNLB Leste II, ficando assim composta:
Leci Conceição – Arquidiocese de Mariana – Presidente;
Tarcísio Bobbio – Diocese de Colatina – Vice Presidente;
Adriano Massariol Pacheco – Diocese de Teófilo Otoni – Secretário Geral;
Ana Adriana da Silva – Diocese de Caratinga – Secretário Adjunto
Luiz Everaldo Bertholo – Diocese de São Mateus – Tesoureiro Geral
Sonia Gomes de Oliveira – Arquidiocese de Montes Claros – Tesoureiro Adjunto
Conselho Fiscal
Titulares – Genésio José de Lima (Belo Horizonte); Leonardo Henrique Moura (Mariana) e Carlos de Jesus Silva (São Mateus).
Suplentes – Maria Claret Martins (Montes Claros); Joselita Morcelli de Castro (Colatina) e José Marcos (Teófilo Otoni).
Fizemos também a eleicao dos 05 delegados que participarão da Assembleia do CNLB Nacional que também acontecera em Belo Horizonte – MG, nesta mesma Casa de Retiros nos dia 31-05 a 03-06-2018.
Após este momento foi realizada uma celebração de envio, encerrando assim a Assembleia.
Todos os dias foram marcados com muita mística, celebrações e diversas ações apresentadas pelas Arqui/Dioceses representadas na Assembleia.
Que Nossa Senhora da Alegria, patrona do CNLB em nosso Regional, nos inspire e acompanhe!