Assembleia dos Organismos: Presidente do CNLB SUL 2 diz que é hora do laicato organizado assumir sua identidade na igreja

Segundo Dirce , presidente do CNLB do Regional Sul 2, o objetivo dessa conferência é fazer com que os leigos assumam a identidade de Igreja. “Eu não estou na Igreja; eu sou a Igreja. Esse é o ponto mais importante que deve ser entendido pelo leigo. Ele é parte da hierarquia da Igreja e, assim, deve ser respeitado”, afirmou.

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e o Conselho Nacional de Laicato do Brasil (CNLB) nacional estão participando da 9º Assembleia dos Organismos do Povo de Deus. O evento tem como tema: “ A sinodalidade na Igreja, e o Protagonismo dos Leigos e Leigas.” A proposta foi da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), pela celebração do Ano do Laicato.

Por: Leonardo Moura (CNC)

Estão presentes representantes dos seguintes organismos que atuam com e junto aos leigos: CNBB (Conferencia Nacional dos Bispos do Brasil), CNLB Conselho Nacional do Laicato do Brasil, Conferência dos Religiosos do Brasil (CRB), Conferência Nacional dos Institutos Seculares do Brasil (CNIS), Comissão Nacional dos Presbíteros (CNP) e Comissão Nacional de Diáconos (CND).

A última assembleia nacional foi em São Paulo, em 2006. Dessa vez fincamos nossos pés na terra da mãe Aparecida onde celebraremos a romaria na culminância do Ano Nacional do Laicato. O objetivo é, fazer acontecer a sinodalidade dentro dos nossos organismos na Igreja, e definir prioridades para as próximas ações.

Segundo Dirce , presidente do CNLB do Regional Sul 2 o objetivo dessa conferência é fazer com que os leigos assumam a identidade de Igreja. “Eu não estou na Igreja; eu sou a Igreja. Esse é o ponto mais importante que deve ser entendido pelo leigo. Ele é parte da hierarquia da Igreja e, assim, deve ser respeitado”, afirmou.

Segundo ela, o Documento 105 da CNBB, “Cristãos leigos e leigas na Igreja e na sociedade”, prevê esse espaço de participação do leigo nas decisões da Igreja, mas nem sempre isso é entendido pelas pessoas que atuam no meio eclesial. Ela explicou ainda que o leigo e a leiga são a Igreja presente na sociedade: “O lugar do leigo é no mundo, na sociedade, na rua. O Papa Francisco nos pede uma ‘Igreja em saída’, e essa sempre foi a identidade do laicato”, pontuou Dirce.

As Atividades desta assembleia ainda se estende pela tarde e no domingo, onde realizaremos juntamente em romaria ao Santuário Nacional a culminância do Ano Nacional do Laicato.

plugins premium WordPress