Nesta quarta, (05) de janeiro, a primeira remessa de doações da campanha #SOS NORTE DE MINAS foi carregada com destino ao município de Rio Pardo de Minas, uma das cidades mais atingidas pelas chuvas na região. Foram destinadas 20 toneladas de itens entre alimentos, água potável, itens de limpeza e higiene pessoal e roupas. A campanha regionalizada é um desdobramento da campanha nacional #SOS BAHIA E MINAS GERAIS lançada pela Cáritas Brasileira e pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil – CNBB no início do mês de dezembro/2021.
Rio Pardo de Minas, cidade que receberá a primeira remessa de doações no Norte de Minas, é banhada pelos Rios Preto e Pardo e é caracterizada pela produção agrícola, sobretudo a familiar e tradicional. Com as fortes chuvas, o nível de água daqueles rios e de seus afluentes subiram abruptamente deixando muitas famílias desabrigadas, outras ilhadas em suas comunidades, além de terem as suas produções, que lhes garantem a subsistência e fomentam a economia local, completamente destruídas pelas águas. Segundo a Força Tarefa coordenada pelo Corpo de Bombeiros e Prefeitura Municipal, estima-se um total de R$61 milhões de prejuízo na agricultura e R$17 milhões na pecuária.
Aldinei Leão, assessor jurídico do CRDH Norte, ressalta que a região de Rio Pardo é uma das maiores produtoras de alimentos da região e já enviou suas produções a tantos lugares, mas nesse momento a união de esforços para o atendimento às necessidades básicas dessas famílias é fundamental para a promoção da dignidade humana. “Como cidadão riopardense, pertencente a uma das comunidades entre as mais atingidas, com diversas casas e lavouras inteiras destruídas, preciso expressar o sentimento de gratidão”, destaca Aldinei.
Após fortes chuvas atingirem inúmeras famílias no Norte de Minas Gerais no final de semana do Natal, em dezembro de 2021, a Cáritas Arquidiocesana de Montes Claros reuniu parceiros para uma grande mobilização em prol da solidariedade. A ação emergencial objetivou a arrecadação de donativos a serem destinados às famílias norte mineiras que viram suas casas, pertences e produções se perderem em meio às enxurradas. Somando-se à Campanha SOS BAHIA E MINAS GERAIS: TRANSBORDANDO SOLIDARIEDADE convocada pela Cáritas Brasileira, o núcleo de articulação do Norte de Minas convocou toda a sociedade da região num mutirão para arrecadação de alimentos, água, itens de limpeza e higiene pessoal, roupas e roupas de cama. A ação também arrecadou doações em dinheiro que estão sendo transformadas em apoio para as milhares de famílias que perderam tudo o que tinham durante as chuvas. Contribuem na articulação o Montes Claros Shopping, Colégio Marista São José, Catedral Metropolitana de Montes Claros, Arquidiocese de Montes Claros, Conselho Nacional do Laicato – CNLB, Mandato da Deputada Estadual Leninha, Clubes de Rotary em Montes Claros, Ministério Público de Minas Gerais, Brigada 1 Montes Claros – Combate Voluntário a Incêndios Florestais, Instituto Grande Sertão, Clínica Solidária Rosa Mística, além de vários parceiros e voluntários que foram se somando à causa.
Os prejuízos causados pelas enchentes foram imensos e a reconstrução das casas e sistemas produtivos vai demandar tempo e recursos, motivo pelo qual as arrecadações continuam sendo feitas, a fim de minimizar os danos causados às pessoas atingidas. Contribua da maneira como puder!
Pontos de Apoio para arrecadação:
01) Secretariado Paroquial da Catedral Metropolitana de Montes Claros (Praça Pio XII, n 109, Centro);
02) Colégio Marista São José (Rua Padre Champagnat, 81 – Roxo Verde);
03) Montes Claros Shopping Center (Avenida Donato Quintino, 90 – Cidade Nova).
Ainda pode colaborar com recursos financeiros através das contas e PIX:
CÁRITAS BRASILEIRA
Banco do Brasil
Agência 0452-9
C/c . 50.106-9
Caixa Econômica Federal
Agência 1041
Operação: 003
C/c – 1132-1
Para DOC, TED, OU PIX, O CNPJ DA CÁRITAS BRASILEIRA É 33.654.419/0001-16
Informações para a imprensa:
Assessoria de Comunicação da Arquidiocese
Fabiola Laugton: +55 38 9957-3961
Caritas Arquidiocesana de Montes Claros
Cida Vieira : +55 38 9947-1321 e Helen Santa Rosa: 98-99148-6306
Centro de Referencia em Direitos Humanos – CRDH
Lucas Arruda: +55 38 9807-7407