A Centenária Diocese de Penedo no sul Alagoano vivenciou no dia de hoje (01) o grande encontro formativo para o laicato presente nas diversas regiões pastorais, desde o litoral ao agreste, do sertão ao médio e baixo São Francisco, representantes de todos os recantos se fizeram presentes ao dinâmico dia de atividades.
Por: Ascom/NE2
O encontro que foi realizado pelo CNLB diocesano teve o objetivo de animar e enriquecer a vida do laicato que está imerso ao mundo de hoje. Representantes das CEBs, movimentos, pastorais e associações religiosas puderam nutrir de duas importantes assessorias, Com o Padre Antônio Lopes os leigos e leigas refletiram o tema: “Vocação e Missão do Cristão Leigos”, já com Rejane Ane Gaia, presidente do CNLB NE2 todas as dúvidas referentes ao Ano do Laicato foram cessadas, a presidente destacou a importância desse ano na vida das comunidades e relatou as experiências que já são frutos no regional, “Não me canso de falar e de anunciar as experiências do ano do laicato na vida das nossas igrejas particulares, nosso regional não para e cada diocese tem o dever de continuar as atividades para este ano proposto. Queremos coletar todas as experiências vividas em cada diocese, todos devem sentir esse gostinho de ser sal e luz no mundo hoje”. Destacou.
Segundo Givaneide Lourenço, presidente do CNLB Diocesano, a importância do encontro evoca no laicato local um novo ardor a favor de sua vocação de serem sal e luz nas massas, “nosso povo está presente em meio às tantas adversidades e violências, precisamos conscientizar o laicato que ele pode ser o grande anunciador de grandes coisas inovadas pela palavra de Deus. É preciso ser fermento na massa, é preciso insistir e ser presença em todos os ambientes da sociedade. Não vamos cansar de ser sal, de ser luz, enquanto houver Sociedade, nós, o laicato organizado, dará sua importante contribuição para o equilíbrio do bem viver através da justiça de Deus”.
O encontro foi realizado no Teatro São José na cidade de Junqueiro-AL, teve ainda o esboço histórico sobre o CNLB Diocesano, confraternização e a celebração eucarística presidida pelo Padre Manete, Coordenador de pastoral e referencial para o laicato.