O dia 21 de janeiro é reservado em todo o planeta à celebração do Dia Mundial da Religião. No Brasil, como reforço à data, a Lei n.º 11.635, de 2007, estabeleceu o Dia Nacional de Combate à Intolerância Religiosa.
Tendo isso em vista, o Conselho Nacional do Laicato do Brasil (CNLB) revigora sua disposição na promoção do diálogo inter-religioso em busca da Cultura de Paz e da Não Violência. O nosso País passa por momentos difíceis, confusos e de grande apreensão devido, justamente, à falta de diálogo.
Tendências políticas se apropriam da religião como estepe para seus delírios fundamentalistas, tornando pessoas outrora pacíficas em vândalos destruidores do patrimônio coletivo e alheio.
Do mesmo modo que o discurso religioso enviesado pode estabelecer muros e acirrar conflitos, o CLNB entende que o diálogo religioso deve ser uma forma de aproximação não apenas no que diz respeito ao campo religioso, mas o ponto de partida, o fomentador de aprendizado e compartilhamento em todas as esferas da vida. Afinal, como já salientou o teólogo Raimon Pannikar (1918-2010), estudioso do diálogo inter-religioso e da teologia pluralista das religiões, “Deus não é propriedade exclusiva ou monopólio de nenhuma tradição religiosa”.
Como ele, o CNLB também afirma que por meio do diálogo inter-religioso não se visa conquistar o outro para a sua religião, não se trata de proselitismo, mas sim, entender a verdade do outro com sua experiência religiosa oportunizando aprendizado e crescimento.
É dessa maneira que colocamos nossa contribuição para o aprimoramento das relações humanas, na construção de uma vida plena e cheia de realização para todos. Uma convivência recheada de respeito, fé e paz.
Araçatuba-SP, 21 de janeiro de 2023
Sônia Gomes de Oliveira
Presidente do CNLB
Márcio José de Oliveira
Secretário Geral do CNLB