CNLB NE2 Participa da Assembleia do COMIRE

O Conselho Missionário do Regional NE2, COMIRE, realizou de 20 a 22 de Abril do corrente sua Vigésima Assembleia Geral. O evento aconteceu no Centro Diocesano de Pastoral Dom Manoel Lisboa, localizado em Carpina, mata norte Pernambucana. Com a participação de 20 Dioceses e dos representantes do CNLB NE2, os delegados e convidados tiveram a oportunidade de refletir o tema: Processo de planejamento na perspectiva da cooperação missionária.

Por: Ascom CNLB NE2

Dentro das atividades propostas para a assembleia os representantes puderam degustar das experiências apresentadas pelo assessor, Padre Antônio Niemiec, da comissão episcopal para a ação missionária católica e cooperação intereclesial da CNBB.

Celebrar os 40 anos das Obras Pontifícias Missionárias no Brasil e da vigésima Assembleia Ordinária do COMIRE NE2, são motivos que marcam profundamente a caminhada da Igreja no regional, alargando os horizontes e plainando as indiferenças.  Para o coordenador do COMIRE, Padre Edivaldo Alexandre de Brito, o momento que se vive a Igreja no regional é de grande importância e que merece atenção, “percebo que as dioceses do regional caminham nesta comunhão, neste espirito de sinodalidade, pelo menos a representatividade nesse evento é um sinal que as igrejas diocesanas estão colocando suas forças missionárias a serviço de uma igreja em saída”. E completou, “Uma das coisas que nos trazem muita alegria, foram às renovações dos coordenadores diocesanos do COMIDI. eles chegam com muito entusiasmo, com muito desejo de que a missão aconteça. Eu acredito que eles irão fazer acontecer o que propomos como meta de trabalho para este ano. Há sim um desejo muito grande de que a missão chegue em todos os espaços desejáveis”.

A Assembleia contou com a participação de 61 Leigos(as), 15 Padres, 12 Religiosos(as) e um diácono, além do Bispo referencial Dom Magnus.

Para Rejane Gaia, a participação dar-se a partir da comunhão eclesial formada pelo laicato, “Cada vez mais é nítida a presença do laicato como um sujeito eclesial, a importância e o reconhecimento vão mostrando a todos que o Leigo é peça fundamental na construção do anúncio do reino entre nós. Com a parceria entre o CNLB e o COMIRE esse anúncio torna-se cada vez mais fecundo e vasto, tudo isto é sinal de esperança para os tempos que hão de vir”, afirmou.

Para o Padre Edivaldo Brito a parceria é sinal de Comunhão, “Este ano do laicato expressa o desejo e o sentido de comunhão, precisamos estreitar laços, formar parcerias para que a ação missionaria aconteça cada vez mais de forma eficaz em nossas dioceses, em nossas comunidades no regional. Fazemos essa parceria unindo nossas forças missionárias aos leigos e leigas engajados nos CDL’s espalhados pelos quatro estados nos diversos areópagos que interpelam a humanidade”, concluiu.

Dentre outras atividades, a assembleia renovou o conselho missionário e propôs metas de trabalho para o ano vigente.

plugins premium WordPress