O Conselho Nacional do Laicato do Brasil-CNLB, Regional Nordeste 1, realizou no último final de semana, de 5 a 7 de abril, sua XXVIII Assembleia Geral Ordinária focando o tema do VII Encontro Nacional do Laicato que acontecerá em Cuiabá-MT.
Por: Batista Silva
A Assembleia aconteceu no Centro Pastoral Padre Moacir Melo, no município de Ubajara (Diocese de Tianguá), e reuniu representantes dos Conselhos e das Equipes de Articulação de leigos e leigas das nove dioceses que compõem o Regional Nordeste 1: Crato, Iguatu, Quixadá, Limoeiro do Norte, Crateús, Itapipoca, Sobral, Tianguá e Fortaleza e se fez presente também representantes da Arquidiocese de Fortaleza.
Como já citado, a Assembleia girou em torno do tema do VII Encontro Nacional do Laicato do Brasil que acontecerá de 20 a 23 de junho em Cuiabá-MT: “Cristãos Leigos e Leigas na Igreja e na Sociedade: Um Novo Olhar e um Novo Agir”, e o lema: “Eu vi, Ouvi e Desci” (Ex3,7-8). O estudo teve como assessor o Teólogo Fernando Gondim, o qual promoveu um ótimo debate em torno do texto base preparado pelo Nacional. Foi uma Assembleia de Formação, de Avaliação das ações do Ano do Laicato (2017 – 2018), de Encaminhamentos das nossas ações e atividades para o ano vigente e Eletiva – escolhida então a nova diretoria para o próximo biênio. Foi um momento principalmente para reforçar ainda mais a importância da participação dos leigos e leigas na vida da Igreja, fortalecendo assim o nosso protagonismo junto ao processo de Evangelização da sociedade na atual conjuntura.
O bispo referencial do CNLB Regional Nordeste 1, Dom Edimilson Neves Ferreira, acompanhou quase toda a Assembleia, contribuindo assim com suas intervenções e reflexão referente ao tema e ressaltou a importância do Organismo CNLB como espaço de comunhão cristã na vida da Igreja e da sociedade.