Norte 1 envia carta de apoio ao Sínodo para a Amazônia e ao Papa

O Conselho de Leigos e Leigas da Arquidiocese de Manaus, conjuntamente com seus membros, vem expressar nota de desagravo pelos constantes ataques à Igreja particular na Amazônia.

O Sinodo para Amazônia é a expressão maior do povo desta região. Qualquer ataque à unidade da Igreja Católica é covarde e denota falta de conhecimento, falta caridade no conceito elementar da hermenêutica! E no acolhimento dos documentos pontificios e conciliares.

Esse “estar juntos” é o sentido desta sinodalidade com os povos originais. É a sinergia com os índios, os caboclos, ribeirinhos e nas comunidades quilombolas, com a Igreja Católica e seus problemas situacionais e existências, nesta imensidão verde da Pan Amazônica, representada pelo olhar carinhoso do Santo Padre o Papa Francisco em convocar este SÍNODO.

O cuidado pela Casa Comum, o respeito, o sentimento de ESCUTA demonstrado em todas as Assembléias Territoriais que aconteceram!! Norteam os debates e as diversas realidades apresentadas.

Os princípios cristãos nos devem aproximar uns dos outros. Discordar é aceitável, agora DENEGRIR o Sínodo é enfraquecer a nossa relação com o Cristo Ressuscitado!

Pois, Evangelizar a Amazônia requer ouvir a população dos diversos povos. Outras comunidades amazônicas de outros países foram ouvidas.
A região possui particularidades que se faz necessário novo ardor missionário com novas atitudes ao sabor do Espírito Santo.
Roguemos à Santa Dulce dos Pobres neste momento de aparente divisão, que possa nos afastar da pobreza espiritual que nos preencheu neste tempos difíceis.

Fraternalmente

Manaus, 20 de outubro de 2019.
CNLB – MANAUS – Regional Norte 1

plugins premium WordPress