No último final de semana, membros do Conselho Nacional do Laicato do Brasil (CNLB) se reuniram para celebrar, refletir e planejar ações para o fortalecimento do laicato na Igreja e no mundo.
Nos dias 23 e 24 de novembro de 2024, a nova diretoria do CNLB promoveu sua primeira Assembleia desde a eleição, com um encontro marcado por gratidão, partilha e esperança. Realizada em clima de fraternidade, a Assembleia foi um momento de celebração das conquistas e superação dos desafios enfrentados ao longo do ano.
O evento teve como destaque a assessoria de Célia, representante da Comissão do Laicato da CNBB, que trouxe uma reflexão inspiradora sobre a “Ministerialidade na Igreja”, despertando o compromisso com os sonhos de Deus para o laicato. A escuta, a partilha e o planejamento de ações foram pautados pela preocupação com a formação e o engajamento das cristãs leigas e dos cristãos leigos nas dioceses e comunidades.
“Louvamos a Deus por nossas pequenas e grandes vitórias. Precisamos celebrar cada uma delas, reanimando nossa esperança e confiando naquele que tem a última palavra”, destacou um dos participantes, citando o mantra “Indo e vindo, trevas e luz, tudo é graça, Deus nos conduz.”
No domingo, dia 24, a celebração litúrgica de Cristo Rei marcou o encerramento do Ano Litúrgico e a vocação laical foi enaltecida. O CNLB parabenizou todas e todos que vivem sua vocação batismal, servindo com alegria e sendo sal da terra e luz do mundo, como ensina o Evangelho (Mt 5, 13-14).
“Que sigamos com a consciência de nossa dignidade batismal, transformando a vida e o mundo, sempre unidos na missão que Deus nos confia. Feliz Dia do Leigo e da Leiga!”, concluiu a diretoria do CNLB.
Com informações de: Renê Dutra – Presidente Conselho do Laicato Diocese de Nova Friburgo