Começou na manhã do último sábado (17/11), na cidade de Primavera do Leste (a 244Km da capital Cuiabá), a Assembleia do Conselho Nacional do Laicato do Brasil (CNLB), do Regional Oeste II da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil – CNBB. Até o domingo (18/11), o Laicato será embalado a refletir e dialogar a partir do tema: “Cristãos Leigos e Leigas comprometidos com a transformação”, e também pelo lema: “Até que tudo fique fermentado”.
Por: Rosenil (CNLB OESTE 2)
Até o domingo (18/11), o Laicato foi embalado a refletir e dialogar a partir do tema: “Cristãos Leigos e Leigas comprometidos/as com a transformação”, e também pelo lema: “Até que tudo fique fermentado”.
A Assembleia teve como objetivo estabelecer prioridades para a organização, definir linhas de ações do CNLB no Regional nas Dioceses e eleger a nova presidência. Sempre atentos e atentas aos sinais do Espírito Santo, como aponta o documento 105 a luz do Concílio Vaticano II, Igreja Povo de Deus (Sal da terra e Luz do Mundo).
Estiveram presentes seis dioceses do Regional, e outros participantes. Dom Derek John Christopher Byrne, bispo de Primavera do Leste-Paranatinga e referencial do CNLB do regional, esteve na abertura da Assembleia e trouxe a importância da Igreja em saída onde todos e todas são chamados a serem missionários e missionárias. Dom Derek também que “É muito importante o papel da família como um lugar de compreensão e de perdão. Além disso, o bispo lembrou sobre a vocação dos padres, que devem estar nas comunidades acompanhando e incentivando os trabalhos pastorais, conforme a palavra de papa Francisco que alerta sobre a importância de Escutar.