“Acolher e cuidar”
Iniciamos com seu lema episcopal para expressar que fomos sim muito bem acolhidos e cuidados enquanto sua presença em nosso meio aqui no Regional Sul 4. Seu sangue sempre será nosso. Sua terra de Petrolândia está aqui bem cuidada pelo Pastor Dom Onécimo na Diocese de Rio do Sul.
Nomeado pelo Papa Bento XVI para a Diocese de Caçador (SC), assumiu em 4 de setembro de 2011. Em pouco tempo ocupou seu espaço ultrapassando as linhas de sua Diocese com seu sorriso largo, sua capacidade de se expressar e seu conhecimento. Tudo estruturado nos alicerces de sua FÉ,
Com carinho e amor ajudou desde 2014 com o documento 107. Ajudou a pensar, planejar e escrever desde a primeira redação o documento 105. E como se não bastasse partiu para Presidir o “Ano Nacional do Laicato” (26/11/2017 a 25/11/2018). Período em que peregrinou em muitos lugares do nosso país levando a força do grito dos “Cristãos leigos e leigas, sujeitos na Igreja em saída a serviço do Reino”.
No anúncio e formação sobre o “documento 105” em muitas vezes sentimos que realmente era um dos nossos. Obrigado por nos representar com tanto vigor.
A conquista pelo Reino foi grande a ponto de ser convocado a participar de uma audiência com o Papa Francisco, no congresso promovido pelo Dicastério dos Leigos, Família e Vida sobre a “Promoção e Formação dos Fieis Leigos: Boas Práticas”, de 25 a 28 de setembro de 2018 e apresentar como foi o Ano Nacional do Laicato no Brasil.
Um bom Pastor não para descansar, após essa missão já em 2019 foi eleito Presidente do Regional Sul 4 da CNBB. Em seguida uma pandemia (Covid 19) a nível internacional. Sua voz não se cala, suas mãos não curaram e não vão curar os calos provocados pelo cajado do pastoreio, apoie-se nele e segue rumo a outro missão pela Igreja.
Confiado pelo Papa Francisco como Arcebispo da arquidiocese de Maringá (PR). Que pena que vai nos deixar “fisicamente”, mas o “permitiremos” pois temos a certeza que levará um pouco de cada um de nós Catarinenses junto a sua mala, não para fazer peso, mas para interceder com nossas orações.
Dom Severino, o Conselho Pastoral do Laicato, o Conselho de Leigos do Regional, os Conselhos de Leigos Diocesanos, os leigos do Regional Sul 4, queremos profundamente desejar-lhe Paz e Bem na missão.
Que o Bom Deus o cubra de muitas bençãos.
Conselho Nacional de Leigos do Brasil CNLB – Regional Sul 4 Conselho Pastoral do Laicato do Regional