No dia do glorioso São José Padroeiro Universal da Igreja São José, 19 de março, sob uma mística inicial conduzida pelo regional Sul 1, deu inicio ao primeiro Colegiado Deliberativo do Conselho Nacional do Laicato do Brasil (CNLB).
Uma análise de conjuntura, foi desenvolvida pelo Frederico Santana Rick do Núcleo de Estudo Sociopolitico (NESP) de Belo Horizonte. Na fila do povo, os participantes compartilharam diversas realidades de desigualdade que atingem de todos o povo do Brasil.
O colegiado Deliberativo voltou se reunir no sábado, 20 de março, para deliberar e tomar decisões referentes às articulações para as atividades ao CNLB ao longo do ano de 2021. O segundo dia começou com as experiências de dois regionais do CNLB, o Sul 1, representado pela Célia Souza e Luiz Carlos, que apresentaram o projeto formativo para CNLB/Guarulhos para tempos de pandemia. Na sequência, um trabalho de articulação produzido pela Comissão Regional de Juventude do Regional Leste II foi apresentado.
As comissões Nacionais de assessoria do organismo do CNLB apresentaram seus avanços e dificuldades para o organismo. O Colegiado também aprofundou a proposta e articulação do GT/CNLB Pacto pela Vida e pelo Brasil e também aproveitou o momento pera realizar o lançamento do hotsite do grupo de trabalho para nosso organismo.
Após este trabalho, a Comissão Episcopal Pastoral para o Laicato da CNBB agradeceu ao organismo e apresentou o que está sendo feito no âmbito da Comissão.
O organismo deliberou para a preparação de grupos para articulação de trabalhos frente à agenda formativa e também a criação de um grupo de trabalho para planejar a celebração dos 50 anos do CNLB, em 2025.
Ficou definida que a Assembleia Geral do organismo ocorrerá no feriado de Corpus Cristhi de forma virtual, com modelo a ser definido dentro da presidência e comissões de assessorias do organismo.