Na tarde deste sábado (22/05) a Comissão Nacional de Comunicação do CNLB reuniu com os 36 comunicadores regionais com o objetivo de conhecer os membros e partilhar o planejamento das ações de comunicação do organismo.
Por: Patrícia Cabral
O encontro iniciou com momento orante conduzido por Rejane Gaia, presidente do CNLB RE NE2 e membra do CNC que apresentou duas perguntas motivadores ao grupo: 1. “Como nosso trabalho de comunicadores ajuda o Reino a se estender sobre a Terra? ” 2. “Como podemos contribuir para comunicar a verdade, neste tempo de fake News? “
Em seguida foi a vez de Sônia Gomes, presidenta do CNLB, saudar os participantes, ela manifestou sua gratidão pelo bom desempenho do CNC, principalmente nesse tempo de pandemia. Sônia falou sobre o que é o organismo, o objetivo, missão, os pilares, organização, membros e estrutura organizacional.
“Aos Conselhos de Leigos e Leigas é atribuída a tarefa imensa e difícil de levar os cristãos leigos e leigas a agirem na transformação, por dentro das estruturas sociais, dentro da igreja nos leigos temos um ministério que é na catequese, na liturgia, nos cantos, na pastoral, mas o nosso campo de cristãos leigos específico de evangelizar, de fazer missão é no mundo. Se hoje nossa sociedade tem gritos, ecoa grandes problemas e uma ausência de uma evangelização é por que nós leigos estamos fora desse espaço de evangelização. É por isso que Francisco tem nos chamados para uma Igreja em saída”, disse Sônia.
Sobre os desafios da presença dos cristãos leigos e leigas a Sônia falou que “precisamos vencer e a comunicação precisa nos ajudar nisso, o desafio da desconfiança dos leigos, leigos contra leigos, leigo contra conselho de leigos, que já tem conselho de pastoral.
É preciso entender que são diferentes, conselho de leigos é um organismo e conselho de pastoral é um conselho dentro da paróquia ou dentro da diocese. ”Sônia conclui falando que: “o Conselho de leigos e leigas é um lugar privilegiado onde os leigos e leigas descobrem a profundidade de sua vocação! O lugar onde os leigos e leigas se descobrem como sujeitos eclesiais! O lugar onde os leigos e leigas constroem a Comunhão Eclesial! ”.
Na continuidade Leonardo Henrique, membro da CNC, falou sobre o planejamento construído pelo CNC e apresentou os membros da comissão e afirmou que “para o CNLB a comunicação é vital pulsação que irriga seus regionais e organizações filiadas, buscando manter a unidade e a comunhão. “.
Leo falou da necessidade de criarmos uma rede de comunicadores proporcionando oficinas para os membros das comissões e quais as redes sociais que o organismo possuí. Uma das metas é a realização do 2º Encontro Nacional de Comunicadores, que deveria ter sido realizado ano passado, porém por conta da pandemia será realizado esse ano nos dias 14 e 15 de agosto. “.
O encontro foi encerrado com a oração de 2019 baseado na oração de São Francisco recitada por Batista da Silva.
Dessa forma iremos nos torna uma rede e fazer a visibilidade que Sônia comentou, precisamos pensar como podemos envolver vocês nestas atividades”, concluiu Leo.