Cristo é centro para a vida na CVX. Assim, em todas as nossas atividades, local de trabalho, lar, paróquia, na esfera social e política também, nós somos orientados em direção a desenvolver uma profunda relação espiritual com Cristo e a exprimir isto agindo para o desenvolvimento comunitário e um mundo melhor .
A Comunidade de Vida Cristã (CVX) é uma comunidade mundial composta de pequenos grupos – em geral, menos de 12 membros – comprometidos com um modo de vida simples e a fazer a integração da comunidade com espiritualidade inaciana. O ímpeto vem da espiritualidade e da devoção a Nossa Senhora como modelo para ação. Do ponto de vista administrativo, a CVX tem uma estrutura descentralizada e flexível, com um conjunto de Princípios e Normas Gerais que são a linha mestra da comunidade mundial, nacional e local.
Cristo é centro para a vida na CVX. Assim, em todas as nossas atividades, local de trabalho, lar, paróquia, na esfera social e política também, nós somos orientados em direção a desenvolver uma profunda relação espiritual com Cristo e a exprimir isto agindo para o desenvolvimento comunitário e um mundo melhor.
Para o membro CVX, missão é a qualidade de sua presença em todas as áreas da vida. Pode ser expressa não somente em trabalhos de caridade, mas também na análise de estruturas objetivando despoluir o mundo. O ímpeto para a missão pode ser mais bem observado naqueles que buscam integrar a fé e a vida cotidiana, de modo a se tornarem mais conscientes da presença de Deus em todas as dimensões da vida e responderem com ações para mudar. A CVX nutre esta vida interior de seus membros através de práticas de oração diária, revisão de vida pessoal diária e dos Exercícios Espirituais com um retiro guiado.
O compromisso de um membro com o grupo cresce com a experiência da partilha de vida sob a perspectiva da fé: o que é comunicado é a interação da oração com a vivência. Com a partilha nesse nível profundo, nós apoiamos uns aos outros, mas também nos arriscamos com os outros. Ao fazê-lo, alcançamos o sentido de ser comunidade. Em contrapartida, isto nos ajuda a reconhecer os movimentos interiores de aproximação ou afastamento de Deus (consolação e desolação). Não somente de forma individual, mas também no grupo. Isto é discernimento. Discernimento é essencial para tomar boas decisões.
O sentido de comunidade naturalmente leva para a celebração de importantes eventos e datas importantes na vida do grupo. CVX é um lugar feliz de se estar.
A História da CVX no Brasil
Refazendo a História
Em meados do ano de 1975, o Pe. Justo Gonzáles Tarrio, SJ, assistente eclesiástico da CVX Latino-americana, esteve no Rio de Janeiro a fim de visitar os grupos das Congregações Marianas existentes na cidade. Encontrando-se com o Pe. César Augusto dos Santos, SJ, na época estudante de teologia, que assessorava o grupo Juventude de Ação Mariana – JAM (ala jovem das Congregações Marianas), falou sobre a deliberação que vinha ocorrendo nas Assembleias Mundiais no sentido de uma renovação da Associação. Ao final do encontro, ele expressou a expectativa de que o trabalho desenvolvido no JAM frutificasse na passagem das Congregações para a CVX no Brasil.
Primeiros Passos
Em 1977, o Pe. César Augusto dos Santos, SJ, já ordenado, convidou 10 (dez) jovens do JAM para participar da Semana Santa Jovem em Itaici. Lá, ele soube da experiência da CVX que estava acontecendo no Chile e obteve um exemplar do SURVEY que era uma orientação, proposta pela CVX Mundial, das etapas de crescimento a serem realizadas pelas comunidades, elaborada a partir da experiência dos diversos países. Na volta do Retiro, resolveram se reunir para partilhar o que haviam vivenciado. O Pe. César, apresentou então a proposta CVX para esse pequeno grupo de jovens do JAM. Assim a primeira comunidade CVX formou-se na cidade do Rio de Janeiro, por ocasião do Pentecostes de 1977.
Aos poucos foram surgindo outros grupos compostos de jovens do JAM. Juntamente com o Pe. César, a Ir. Lydia Simões, religiosa do Cenáculo, que também acreditou nesta proposta de vivência da espiritualidade inaciana pelos leigos, participou na orientação dos primeiros grupos que se formaram. A partir daí foram surgindo outras comunidades no Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais e Bahia, depois em alguns outros estados do Nordeste, do Sul e do Centro Oeste.