Conferência Nacional dos Institutos Seculares do Brasil celebra seu Jubileu de Ouro

Foi na criatividade do Espírito de Deus que nasceu na Igreja a Conferência Nacional dos Institutos Seculares do Brasil (CNISB), com a finalidade de congregar os Institutos Seculares existentes no Brasil, atuando como Organismo de Comunhão e Diálogo da CNBB, trabalhando em estreita unidade com a Igreja.  

Por: Suzana Portela

Sua criação assim se deu, Hulda Maria Soares de Azevedo Del Papa do Instituto servas de Jesus sacerdote participou do congresso internacional dos Institutos em Roma promovido pela Santa Sé, nessa ocasião foi incentivada para organizar a Conferência Nacional dos Institutos Seculares do Brasil pelo secretário da Sagrada Congregação de Dom Mário Albert. Constitui-se de instâncias nacional e regionais. A CNISB teve sua licença de organização em Ribeirão Preto – SP e aprovada como Conferência em 09/07/1971. Em 16 de janeiro de 1972 houve o 1º encontro Nacional dos Institutos Seculares. Em 30 setembro de 1977, foi aprovado o Estatutos da Conferência Nacional dos Institutos Seculares, por dez anos e a aprovação definitiva do estatuto da CNIS foi em 8 de setembro de1989, que atualmente passou por algumas alterações. No início as assembleias eram sempre juntas, agora cada regional faz a sua.

O Conselho Nacional do Laicato do Brasil (CNLB) Envia nota em comemoração aos 50 anos de CNIS. Clique aqui para ler

Atualmente a Conferência Nacional dos Institutos Seculares do Brasil tem como objetivo juntos aos Institutos Seculares:  Animar e promover a Vida Consagrada Secular no Brasil; Ser órgão de comunhão e serviço para os Institutos Seculares; Divulgar e representar os Institutos Seculares em nível nacional e internacional; Ser o elo de ligação entre os Institutos Seculares, a CNBB e os demais Organismos do Povo de Deus. A CNISB atualmente está constituída por 54 Institutos Seculares e 11 Associações presentes em diversos Estados do Brasil, representando mais de 2 mil membros que vivem a sua consagração dentro do mundo, atuando como sal, fermento e luz para o crescimento do Reino de Deus. Agem como fermento que faz a massa do reino de Deus crescer, como sal que dá sabor do divino, luz que está presente e ilumina, esparge alegria sem fazer ruído, nas mais variadas profissões: na área de ensino, saúde e assistência social, nas famílias e pastorais, em casas e secretarias Paroquiais e serviço às comunidades pastorais e assistenciais.

Hoje dia 9 de julho de 2021, a Conferência Nacional dos Institutos Seculares do Brasil, em comunhão com todos Institutos seculares realizou a Santa Missa em Ação de Graças aos 50 anos de presença na Igreja e no mundo, aconteceu no Santuário da Mae Rainha Tabor da Esperança, em Brasília, DF.  A Santa Missa foi presidida pelo Pe. Juarez Albino Destro, Rogacionista do Coração de Jesus e Assessor da CNBB na Comissão para os Ministérios Ordenados e Vida Consagrada e concelebrada pelo Pe. Paulo César Magalhães, Orionita e Pároco da Paróquia São Luiz Orione do Itapoã.

Estiveram presente também a Presidente da Conferência dos Religiosos do Brasil, Irmã Maria Inês Ribeiro da Congregação Mensageiras do Amor Divino e algumas representações dos Institutos Seculares: Instituto Secular das Missionárias da Realeza de Cristo – Recanto das Emas DF, Ceilândia DF / Anápolis e Goiânia / GO, Instituto Secular Missionárias Rogacionistas – Guará – Diretora do Centro Socioeducativo Santo Aníbal Maria, Instituto Secular Servas de Jesus Sacerdote – Brasília, Formosa e Luziânia, Instituto Secular Voluntárias de Dom Bosco – Núcleo Bandeirante, Instituto Secular Caritas Christi, Instituto Secular das Irmãs de Maria de Schoenstatt – Brasília. Os demais Institutos acompanharam este momento de ação de graças pelas redes sociais da CNISB e do Santuário. Louvado seja a Deus por este Jubileu de Ouro.

plugins premium WordPress