Motivados pelo Ano Nacional do Laicato e pela retomada dos trabalhos de organização dos cristãos leigos e leigas da Diocese de Teófilo Otoni, o Conselho Diocesano de Cristãos Leigos e Leigas assumiram o compromisso junto a Assembleia de Avaliação Diocesana no mês de Novembro em 2018 a trabalhar na formação e estudo do texto base da Campanha da Fraternidade 2019 em todos os setores da Diocese. Nesta oportunidade todos os padres e leigos foram informados das datas das visitas em cada setor, que foram assim distribuídos:
10/02/2019 – Mantena, Malacacheta e Aguas Formosas;
23/02/2019 – Nanuque e Itambacuri; e,
24/02/2019 – Teófilo Otoni e Ataléia.
A partir daí o Conselho Diocesano de Leigos elaborou uma distribuição de atividades entre os seus membros e agregaram mais pessoas (assessores: Pio de Castro, Pedro e Renildo) que trabalham no âmbito das Políticas Públicas para compor o grupo para estas visitas em cada setor.
O Encontro de Cristãos Leigos e Leigas com formação da Campanha da Fraternidade 2019 aconteceram de maneira tranquila onde os participantes puderam entender sobre o que é uma política pública, analisando a realidade existente, embasados pela palavra de Deus e pela Doutrina Social da Igreja, apresentando propostas de atuação em cada Comunidade da nossa Diocese, com toda a sua pluralidade.
Todas as visitas foram momentos ricos de profunda reflexão, compromissos e muita animação por parte dos participantes.
No Setor Mantena foram 170 participantes de 8 paroquias do Setor; Setor Malacacheta 150 participantes de 6 paroquias do Setor; Setor Aguas formosas foram 150 participantes de 5 paroquias do Setor; Setor Nanuque foram 78 participantes de 4 paroquias do Setor; Setor Itambacuri foram 93 participantes de 7 paroquias do Setor; Setor Teófilo Otoni foram 190 participantes de 9 paroquias do Setor; e Setor Ataléia foram 68 participantes de 3 paroquias do Setor. Num total de 899 participantes.
Externamos nossos agradecimentos a: Zé Rodrigues, Silvana, Sandrinha, Adriano, José Marcos, Silma, Gloria, Maria Tereza, Erlaurea, Doreniz, Vanda e Maria Selma (Estes são do Conselho de Diocesano). Agradecemos também a Pio de Castro, Renildo e Pedro. Não podemos deixar de agradecer também as Padres da nossa diocese que acolheram com muito carinho o encontro nos setores, disponibilizando toda a logística para que o trabalho fosse realizado.
Agradecimento espacial a Dom Messias que compareceu no inicio dos trabalhos no setor Teófilo Otoni, na Paróquia São Jacinto, onde deixou uma palavra de apoio e esperança para que o trabalho laical possa cada mais ser colocado em prática.
Na próxima fase, estes que receberam este treinamento irão fazer o repasse em cada Comunidade/Paroquia, grupos, pastorais e movimentos e consequente proporem e realizarem ações.