A leitura tem o poder de transformar vidas, e isso é particularmente verdadeiro em espaços de privação de liberdade. O livro “Leitura e Cárcere” nos convida a adentrar nos muros da prisão e conhecer a leitura como remissão de pena, sob as regras da lei. Este livro é um relato de uma pesquisa de doutorado e da experiência da autora em coordenar um projeto de extensão universitária de leitura em uma unidade prisional no estado de Santa Catarina.
Um Olhar Profundo Sobre a Leitura nas Prisões
“Leitura e Cárcere” apresenta as falas de encarcerados entrevistados que participam deste projeto de extensão universitária. Através dessas entrevistas, o livro nos faz refletir sobre o papel da leitura em um espaço de privação de liberdade. A leitura é apenas uma moeda de troca para diminuir os dias da pena sentenciada? Ou pode ser uma janela aberta para reflexões e fruição?
Os leitores encarcerados conseguem se ver nos personagens dos livros lidos e escapar de sua própria realidade atrás das grades? Considerando a potência da literatura, a autora investiga e analisa essas e muitas outras questões que emergem deste contexto.
A Importância da Leitura na Ressocialização em “Leitura e Cárcere”
Com o aporte teórico da Análise do Discurso, a autora explora como a leitura pode ser um instrumento poderoso na ressocialização de encarcerados. Este trabalho é um testemunho do empenho de toda uma vida dedicada a fortalecer o saber, a aprendizagem cooperativa e a mediação de leitura em diferentes espaços, incluindo o sistema carcerário. Além disso, o livro aborda aspectos como a Justiça Restaurativa, mostrando como a leitura pode contribuir para uma abordagem mais humana e transformadora no sistema prisional.
Adquira “Leitura e Cárcere” com Desconto Exclusivo
Para aqueles que desejam apoiar e prestigiar uma autora e sua pesquisa de mais de quatro anos, “Leitura e Cárcere” está disponível com 30% de desconto e frete grátis para todo o Brasil na Shopee. Não perca essa oportunidade de adquirir um livro que promete mudar a perspectiva sobre a leitura e seu papel em ambientes de privação de liberdade. Na Amazon, o livro também está em pré-venda, embora sem o desconto.
Compre agora com desconto na Shopee
Convite à Reflexão
Com todo seu amor e dedicação, a autora convida você a ser leitor(a) de “Leitura e Cárcere” e continuar plantando sementes de reflexão sobre a potência da literatura e outras questões plurais que emergem desse contexto. Vamos juntos explorar como a leitura pode ser uma ferramenta de transformação e esperança, mesmo nos ambientes mais desafiadores.
Autora de “Leitura e Cárcere”
Rossaly Beatriz Chioquetta Lorenset – Secretária da Pastoral Carcerária de Santa Catarina
Doutora em Linguística pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e mestra em Estudos Linguísticos pela Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS). Especialista em Aspectos Peridiológicos da Língua Portuguesa pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) e em Língua e Texto: Análise e Produção pela Universidade do Oeste de Santa Catarina (Unoesc). Graduada em Letras Português-Inglês e respectivas Literaturas pela Facepal e em Língua e Literatura Espanhola pela Unoesc. Membro do Grupo de Pesquisa do Campo Discursivo e do Núcleo de Estudos em Linguística Aplicada (UFSC). Desde 2001, é professora e pesquisadora de Língua Portuguesa na Universidade do Oeste de Santa Catarina (Unoesc Xanxerê). Dedica-se à formação de professores, no curso de Pedagogia. Fez parte de forma nuclear da organização das 21 edições do Concurso de Oratória do curso de graduação em Direito e foi coordenadora do Projeto de Extensão Universitária Direito e Cárcere: Remição da Pena pela Leitura, dessa mesma instituição. Vencedora de Concurso Literário Nacional da Caixa Econômica Federal, obteve publicação de capítulo na obra Gente de talento. É autora de vários artigos em revistas científicas e obras coletivas e do livro Língua e Direito: uma relação de nunca acabar