Oficina de elaboração de projetos

CNLB organiza Oficina de Elaboração de Projetos

Na noite da última segunda-feira (26/02), o CNLB realizou a primeira aula da Oficina para Elaboração de Projetos.

Na noite da última segunda-feira (26/02), o Conselho Nacional do Laicato do Brasil (CNLB) realizou a primeira aula da Oficina para Elaboração de Projetos, em formato de videoconferência.

Esta atividade é parte do Itinerário Celebrativo do Jubileu de 50 anos do Organismo e está dentro do Planejamento Trienal 2022-2025. A Oficina é feita com apoio da deputada estadual por Minas Gerais, Marilene Alves de Souza, a Leninha.

Participaram representantes dos CNLBs dos Regionais da Igreja no Brasil, Organizações Filiadas ao CNLB, Comissões Assessoras do CNLB e a Presidência do Organismo.

Logo na abertura, a presidente do CNLB, Sônia Gomes, fez uma saudação a todos os participantes do primeiro dia. Manifestou a importância e a satisfação em poder promover a Oficina, pois o objetivo é auxiliar o Organismo a buscar fontes financiadoras e ajudar o Laicato a cumprir a sua missão na Igreja e na sociedade, em especial, com ações voltadas para a formação e atuação com os mais pobres, privilegiados do Reino.

Em seguida, o tesoureiro geral do CNLB, Adriano Pacheco, realizou um momento orante com um mantra quaresmal e seguido da iluminação da Palavra em Lucas 14, 28-30.

Marta Grave, que foi a assessora da oficina, iniciou sua apresentação esclarecendo pontos iniciais a serem observados antes mesmo da elaboração de um projeto. Estes pontos sãos os que ajudam em toda a estruturação de um projeto. Além disso, orientou na leitura de Editais e promoveu uma atividade em grupo com todos os presentes.

Ao final, o tesoureiro geral convocou os oficineiros para o segundo dia desta formação que acontece na terça-feira (27/02), às 19h30. “Cristãos Leigos e Leigas mais capacitados. Isto é CNLB. 50 anos de Organização”, finalizou Adriano.

A assessora da Oficina de Elaboração de Projetos

A Oficina foi dirigida por Marta Grave que é graduada em Serviço Social com mestrado em Desenvolvimento Social. Suas experiências profissionais dos últimos dez anos se relacionam com a elaboração, planejamento, implementação, monitoramento e avaliação de projetos sociais.

No campo do desenvolvimento institucional de organizações da sociedade civil, com ênfase no monitoramento de ações e resultados, já trabalhou em diálogo com parceiros/financiadores nacionais e estrangeiros, públicos e privados.

Grave possui experiência e habilidades na preparação, condução e sistematização de espaços formativos, de avaliação e de planejamento, além de conhecimentos sobre abordagens sensíveis a desigualdades de gênero e modelos e ferramentas de monitoramento.

Atualmente, é Oficial de Projetos da HEKS/EPER (Agência de Cooperação Suíça), contribuindo com o desenvolvimento de seu portfólio de dez OSC parceiras no Brasil.

Revisão: Edney Manauara

plugins premium WordPress