O dia 29 de abril de 2023 ficará registrado como a data em que na Diocese de Chapecó iniciou a caminhada oficial para Constituição do CNLB Diocesano. Realizou-se o 1º encontro presencial de cristãos leigos e leigas, num total de 60 pessoas, em Cunha Porã/SC, com os seguintes objetivos:
1) Buscar a luz da Palavra de Deus e documentos da Igreja o sentido do Conselho de Leigos e Leigas e do chamado para assumirmos nossa vocação laical, identidade e missão, através de uma espiritualidade encarnada, na luta por uma sociedade justa e fraterna e no sonho por uma Igreja em saída, em processo de sinodalidade.
2) Unir forças dos Cristãos Leigos e Leigas da Diocese, como sujeitos eclesiais, na construção de uma Igreja libertadora, vivenciando o lema do ano vocacional: “Corações Ardentes, Pés a Caminho”, assumindo a organização do CNLB – Diocese de Chapecó e promovendo a cultura vocacional nas comunidades onde estão inseridos.
O evento, organizado pela equipe de Coordenação Pró-CNLB Diocese de Chapecó e com apoio do Bispo Dom Odelir Magri que se fez presente na parte da manhã, foi marcado por uma calorosa acolhida; em seguida a mística com encenação do texto do Bom Samaritano ( Lc.10, 25-37), trazendo para nossa realidade hoje. Tivemos uma visão geral sobre a Identidade, Vocação, Espiritualidade e Missão dos Cristãos Leigos e Leigas na Igreja e na Sociedade e também sobre o que vem a ser o CNLB. Contribuíram na assessoria: Leninha – Silvelene de Oliveira (presidente do CNLB Regional Sul 4) e Marlise Ritter (Coord. Provisória CNLB Diocese de Chapecó).
Na parte da tarde, após as rodas de conversa e plenária foram feitos diversos encaminhamentos entre eles o convite para o grupo acompanhar a Formação: Rede de Multiplicadores Primeira Etapa; Eixos: Identidade, Vocação, Espiritualidade e Missão, que está sendo oferecido pelo CNLB Regional Sul 4, de forma online, sempre nas quintas-feiras a noite, a fim de que todos possam estar bem preparados até o dia 16 de setembro de 2023, data prevista para a instalação do CNLB – Diocese de Chapecó.
A participação, o envolvimento e o dinamismo do grupo faz esperançar, pois como diria o nosso Bispo em Memória Dom José Gomes “Toquem em frente”! Inspirados em seu testemunho profético, os cristãos leigos e leigas da Diocese de Chapecó seguirão animadas/os pois estão convictos de que: “Não podemos deixar morrer a profecia” pois somos “Ungidos para anunciar a Boa Nova aos pobres” (Lc 4,18).