Encontro Nacional do Encantar a Política

De 8 a 10 de abril na Casa de Retiro Assunção aconteceu o Encontro Nacional do Encantar a Política com a presença de 30 pessoas representantes das instituições que coordenaram o projeto.
O objetivo do encontro foi avaliar as atividades que aconteceram, onde, como, quem participou e a partir das sugestões enviadas e da partilha dos participantes pensar a continuidade do projeto.
Na manhã do quarta-feira (09/04), aconteceu a análise de conjuntura com Chico Botelho que apresentou o cenário internacional a partir do governo Trump e as consequências das ações que estão sendo realizadas. Em seguida a pastora Romi Bencke falou sobre a conjuntura religiosa e a defesa da Democracia, ressaltou como as polarizações políticas influenciam muito dentro dos espaços religiosos, e pontuou certos posicionamentos de católicos sobre o Papa Francisco. E por último Victor do Movimento Brasil Popular explicou o processo de construção do Plebiscito e motivou para a participação do lançamento que acontece dia 10 de abril a partir das 18h30, no Salão Nobre da Faculdade de Direito da USP e será transmitida pelo instagram. A Comissão Episcopal para a Ação Sociotransformadora, o Jubikeu Sul Brasil, o Grupos dos Excluídos e Excluídas, as Entidades da sociedade civil, organizações populares do campo jurídico e das diversas expressões de fé convidam para o lançamento nacional do Plebiscito.
A tarde as instituições CNLB, CEFEP/ FÉ E POLÍTICA, CEBs, CF, OLMA/ LAUDATO SI, CASA COMUM, CBJP, CARITAS, CEPAST, VIDA E JUVENTUDE, PASTORAL DO MENOR, CRB, ESCOLA DE FÉ E POLÍTICA DOMINICANAS e CNFP, partilharam as respostas 1,2 e e sobre as atividades realizadas, os espaços onde aconteceram e as ações que continuam a partir destes eventos.
A noite Jussara Seidel e Fábio Paes partilhou como foi a construção dos Mutirões da Defesa pela Democracia e a Casa Comum, que teve a participação de 1.010 pessoas das diversas regiões do Brasil sendo a maioria mulheres na faixa etária de 40 a 60 anos. Jussara ressaltou a presença nas rodas de conversas como espaço de riqueza das partilhas de vidas, culturas e as dificuldades do uso da Internet, seja pela dificuldade no uso ou na qualidade do serviço.
Na manhã da quinta-feira, o grupo apresentou as perspectivas do Projeto Encantar a política com partilha pelas Organizações a partir das questões 4 e 5 sobre as iniciativas e/ou processos de continuidade após as atividades realizadas a partir do Projeto Encantar a política. E quais os desafios encontrados para a realização, o que deve ser mantido, priorizado e sugestões para o futuro.

Daniel Seidel e Jardel Lopes sintetizaram as propostas e entre elas destacam-se as formações para conselho tutelar, conselho paritário, a necessidade do acompanhamento do plano de ação na base na conclusão do curso, a continuidade da parceria com a Revista Casa Comum, a comunicação, continuidade dos materiais impressos, a formação continuada.
A tarde serão escolhidas as prioridades e ações estratégicas do Projeto Encantar a Política, apresentação da Síntese dos resultados e encaminhamentos sobre a forma de organização, calendário e financiamento do Projeto Encantar a Política.

plugins premium WordPress