É com essa notícia que inicio esse artigo, contando essa grande novidade para o nosso Organismo. Aconteceram já os dois primeiros encontros com entidades nacionais que atuam no campo da Fé e da Política, com o objetivo de discutir a criação de uma possível Rede Brasileira de Fé e Política. O nome definitivo da futura entidade ainda está em discussão.
Por: Luiz Henrique Ferfoglia
Nessas primeiras reuniões estiveram presentes, o CENTRO NACIONAL DE FÉ E POLÍTICA “DOM HELDER CÂMARA” (CEFEP), o CENTRO ECUMÊNCIO DE SERVIÇOS À EVANGELIZAÇÃO E EDUCAÇÃO POPULAR (CESEEP), o NÚCLEO DE ESTUDOS SOCIOPOLÍTICOS DA PUC-MINAS (NESP), o MOVIMENTO NACIONAL DE FÉ E POLÍTICA, o ISER ASSESSORIA, representantes de Escolas Regionais de Fé e Política e o CONSELHO NACIONAL DO LAICATO DO BRASIL (CNLB), representado nas reuniões por Luiz Henrique Ferfoglia, coordenador da Comissão de Fé e Política do nosso Organismo.
É importante destacar que essas entidades apenas tomaram a iniciativa de propor a criação da futura Rede, já que outras entidades ainda serão convidadas a compor esse coletivo, assegurando a representatividade das diferentes formas de atuação tanto no campo político social, quanto no religioso e espiritual.
No momento, as discussões se concentram no formato da futura Rede e numa carta de princípios que destaque os compromissos assumidos pelas entidades que se propõe a participar dessa articulação.
O eixo de trabalho inicial propõe a princípio, o desenvolvimento das atividades pautadas no tripé: espiritualidade, reflexão (análise crítica da realidade/formação) e ação política de modo coletivo, onde as entidades se comprometem a trabalhar conjuntamente em certas pautas comuns mantendo, porém, sua autonomia.
Foram divididas 2 equipes para pensar o formato dessa Rede e a futura Carta de Princípios e novas reuniões serão agendadas até a oficialização da mesma. O CNLB continuará participando ativamente dessa construção.