Nos 16 a 18 de fevereiro a Comissão do Laicato do Regional Norte 1 realizou o I Seminário do Laicato com o Tema Vocação Laical numa igreja em saída. Participaram 46 agentes de pastorais representantes das dioceses e prelazias do regional. O objetivo do seminário foi aprofundar o conhecimento sobre a vocação e missão do cristão leigo e leiga e conhecer melhor a dinâmica do trabalho dos conselhos de leigos e leigas, seu estatuto, regimento e diretrizes. Esteve presente no seminário Dom Ionilton bispo referencial do Laicato do Regional Norte 1 que muito motivou a participação dos leigos e leigas na inserção da vida na sociedade. Lembrou os n° 400 e 406 do Documento de Aparecida que diz o seguinte: num 400.
Texto e Foto: Patricia Cabral
Portanto, a partir de nossa condição de discípulos e missionários, queremos estimular o Evangelho da vida e da solidariedade em nossos planos pastorais, à luz da Doutrina Social da Igreja. Além disso, promover caminhos eclesiais mais efetivos, com a preparação e compromisso dos leigos para intervir nos assuntos sociais. As palavras de João Paulo II nos enchem de esperança: “Ainda que imperfeito e
provisório, nada do que se possa realizar mediante o esforço solidário de todos e a graça divina em um momento dado da história, para fazer mais humana a vida dos homens, terá sido perdido ou terá sido em vão”. Num 406, b). Formar na ética cristã que estabelece como desafio a conquista do bem comum a criação de oportunidades para todos, a luta contra a corrupção, a vigência dos direitos do trabalho e sindicais; é necessário colocar como prioridade a criação de oportunidades econômicas para setores da população tradicionalmente marginalizados, como as mulheres e os jovens, a partir do reconhecimento de sua dignidade. Por isso, é necessário trabalhar por uma cultura da responsabilidade em todo nível que envolva pessoas, empresas, governos e o próprio sistema internacional.
Foi partilhado como cada Diocese e Prelazia estão constituindo seus conselhos ou comissões motivados pelo estudo do Documento 105. Arquidiocese de Manaus, Prelazia de Tefé e Diocese de Parintins constituíram conselhos. Prelazia de Borba, Diocese de Coari e Prelazia de Itacoatiara formaram comissões. Diocese de Roraima, Diocese de Alto Solimões e Diocese de São Gabriel estão articulando suas assembleias para constituírem Conselho ou Comissão. Também foi articulado o segundo encontro para setembro com intuito de aprofundar os conhecimentos frente aos desafios da missão.